(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Matriz de Conselheiro Lafaiete é reinaugurada após ficar oito anos fechada


09/12/2011 07:24 - atualizado 09/12/2011 09:12

Fiéis chegaram cedo à matriz para assistir à missa de reinauguração
Fiéis chegaram cedo à matriz para assistir à missa de reinauguração (foto: Eduardo Rocha/Divulgação)
Dia de festa em Conselheiro Lafaiete, na Região Central do estado, a 98 quilômetros de Belo Horizonte. Cerca de mil pessoas participaram, na manhã de ontem, da missa de reabertura da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro. O tempo católico, datado de 1733 e considerado o patrimônio cultural mais importante da cidade, estava fechado há oito anos e desde 1999 os moradores aguardavam o restauro.

A cerimônia foi celebrada pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, e teve duração de três horas. Para que todos assistissem à liturgia, foram instalados telões no entorno da igreja. Também foi entregue ontem à comunidade a Praça Barão de Queluz, um dos primeiros espaços públicos locais, que foi revitalizada.

Segundo o titular da paróquia, padre José Maria Coelho da Silva , a primeira etapa de restauração da igreja durou 10 meses, e foi viabilizada com recursos da prefeitura, responsável pelo tombamento, e do Ministério do Turismo. A intervenção, no entanto, não resolveu os problemas, e a solução foi levar os cultos e demais cerimônias religiosas para o salão paroquial, que comporta cerca de 800 pessoas.

Em 2008, o risco de desabamento do telhado levou à interdição da matriz, para tristeza dos devotos. A solução, dessa vez definitiva, veio com o investimento de R$ 3,5 milhões da siderúrgica Gerdau e intervenção do Ministério Público estadual. Estrutura e elementos artísticos, como as imagens sacras e painéis, foram contemplados no serviço. “As atividades voltam agora ao normal. Mas os casamentos serão celebrados a partir de fevereiro, devido a testes de som e equipamentos”, afirmou o pároco.

Trabalho minucioso As obras de restauração da matriz começaram em junho de 2010, sendo as intervenções divididas em duas frentes: elementos artísticos (pinturas, imagens, adereços etc.) e estrutura civil (pisos, forro, esquadrias, instalações elétricas, telhado, etc.). Pesquisas em museus e arquivos públicos foram fundamentais para que a restauração respeitasse as características originais de época.

Para garantir a qualidade, prazos e custos na execução dos serviços, o gerenciamento e fiscalização da obra ficaram sob a responsabilidade da equipe técnica da Gerdau. Além da recuperação de telhado e paredes, foi feita nova instalação elétrica e implantado um sistema de alarme. Também foram reformados o piso da entrada, escadarias e todo interior, que voltou a ser de madeira, como no século 18. A área externa ganhou um projeto paisagístico e foram criados acessos para portadores de necessidades especiais.

Segundo especialistas, são muitos os motivos que fazem da Matriz de Nossa Senhora da Conceição o mais importante patrimônio de Conselheiro Lafaiete, já que permite o estudo da história da arte brasileira ao apresentar, no painel do altar-mor e nos retábulos e altares, características das três fases do barrocas do Brasil colonial e de outras estéticas posteriores. A igreja também foi cenário da Revolução Liberal de 1842.

IMAGENS RESTAURADAS

O serviço de restauro contemplou também as 34 imagens da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, entre elas 28 em gesso, dos séculos 19 e 20, muitas vindas da França. A imagem de Nossa Senhora da Conceição, que fica no altar principal, demandou sete meses de cuidados especiais. Parte da equipe de restauração foi formada por moradores da cidade, que aprenderam o novo ofício especialmente para trabalhar na reforma da igreja. Já as seis imagens em madeira, do século 18, foram tratadas em um laboratório especializado na capital. As peças passaram pelo processo de anoxia, no qual ficam isoladas para não receber oxigênio durante um mês, eliminando todas as infestações


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)