(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tempo deve continuar chuvoso em Minas até a próxima semana, diz meteorologista

A Defesa Civil voltou a alertar a população na tarde desta segunda-feira


postado em 28/11/2011 15:59 / atualizado em 28/11/2011 16:47

A população de Minas Gerais vai enfrentar o tempo chuvoso por pelo menos mais uma semana. Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, do Minas Tempo, haverá pancadas isoladas em Belo Horizonte e na região metropolitana até a tarde de quarta-feira. Na quinta-feira, uma nova frente fria deve chegar ao estado. “A frente fria ficará estacionada no Rio de Janeiro até o fim de semana. Isso deixará o tempo fechado e poderemos ter pancadas de chuva”, afirma o meteorologista.

Outras regiões do Estado também irão ter precipitação forte. “Já estamos acima da média histórica e vai continuar chovendo na Zona da Mata, Campos das Vertentes, Regiões Sul e Leste de Minas Gerais”, explica Ruibran dos Reis, que faz um alerta. “As pessoas e a Defesa Civil devem ter atenção, pois há alto risco de deslizamentos”, conta.

Estragos

Nesse fim de semana, a chuva trouxe problemas para moradores de Belo Horizonte. No domingo, a Defesa Civil interditou oito casas na Região Oeste da capital. Também foram registrados pequenos alagamentos e quedas de árvores na Grande BH.

Em Timóteo, na Região do Rio Doce, foram registrada mais de 50 ocorrências relativas a desmoronamentos nesse fim de semana. Segundo a prefeitura da cidade, uma família teve de ser retirada de casa. Os bairros mais atingidos foram Petrópolis, Ana Moura, Alvorada, Limoeiro, Macuco, Cachoeira do Vale e Ana Rita.

O nível do Rio Piracicaba, que corta a cidade, está meio metro acima do normal. Nesta segunda-feira, a barragem de Sá Carvalho aumentou o nível de vazão. A Defesa Civil está em alerta, já que, pode haver inundações nos locais às margens do rio.

Alerta

Nesta segunda-feira, a Defesa Civil voltou a alertar a população de BH e região metropolitana por causa da previsão de um volume de precipitação entre 30 a 40 mm, que pode atingir a capital durante a tarde de hoje e a madrugada de terça-feira. O órgão recomenda que a população evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos localizados.

A Cemig também emitiu um alerta por causa do aumento do volume que chega ao reservatório da vazão do Rio das Velhas. Segundo a empresa, o volume está sendo liberado de forma controlada e numa quantidade inferior ao volume que está chegando.

Os municípios de Rio Acima, Raposos, Nova Lima, Sabará e Santa Luzia, na Grande BH, devem ficar em alerta, pois, além da liberação da vazão, existem diversos outros afluentes que deságuam no Rio das Velhas nos quais a Cemig não possui controle ou monitoramento e que, por si só, já podem causar problemas.

Outras Recomendações

- Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de uma inundação;
- Limpe o telhado e canaletas de águas para evitar entupimento
- Retire todo o lixo e leve para áreas não sujeitas a inundações;
- Se você morar em áreas sujeitas à inundação coloque seus móveis em lugares altos;
- Colabore com a abertura de deságues para evitar o estancamento de água, pois pode causar muitos prejuízos, principalmente para a saúde
- Não utilizar alimentos atingidos pela água de enchente ou inundação;
- Nunca beba água de enchente ou inundação.
- Não jogar lixo nos bueiros (boca de lobo) nem nos córregos e rios, para não obstruir o escoamento da água;
- Não amontoe sujeira e lixo em lugares inclinados porque eles entopem a saída de água e desestabilizam os terrenos provocando deslizamentos;
- Não deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose;
- Não usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito;
- Não se aproxime de cabos elétricos arrebentados. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Revise o madeiramento de sua casa;
- Desligue os aparelhos elétricos das tomadas e o gás;
- Se você observar aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199);


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)