(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Duas pessoas morrem com suspeita de meningite em Belo Oriente

As vítimas, um homem de 25 anos e uma mulher 47, estavam internados no Hospital Márcio Cunha em Ipatinga


postado em 09/11/2011 11:06 / atualizado em 09/11/2011 16:29

Clique para ampliar a imagem(foto: Arte EM )
Clique para ampliar a imagem (foto: Arte EM )
A Secretaria Estadual da Saúde de Minas Gerais (SES) está investigando duas mortes por suspeita de meningite em Belo Oriente, na Região Leste do estado. As vítimas, um homem de 25 anos e uma mulher 47, estavam internadas no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. De acordo com a unidade, o paciente D.S.J deu entrada no hospital na manhã da última quarta-feira e morreu no fim da tarde do mesmo dia. A outra vítima, V.M.S, foi hospitalizada na noite de domingo e morreu na manhã de segunda-feira. De acordo com a SES, os exames foram encaminhados para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), onde serão analisados. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Oriente informou que familiares e outras pessoas que tiveram contato com os pacientes já foram medicadas e vêm recebendo acompanhamento.

No mês de outubro, um surto de meningite assustou a cidade de Ouro Branco, na Região Central de Minas, e deixou o estado em alerta. Somente no mês passado, nove casos da doença foram confirmados no município e uma pessoa morreu. Em 2010, foram contabilizadas três vítimas fatais na cidade. Um balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostra que, em 2011, foram notificados 844 casos da doença em Minas Gerais, sendo que 123 pessoas morreram. Desses registros, 119 foram da doença meningocócica, mesmo tipo que provocou três mortes em Ouro Branco e 25 no estado.

Sintomas

A doença meningocócica pode ser confundida com outras enfermidades, já que seus sintomas são febre alta, dor de cabeça forte, mal-estar, extremidades frias e prostração. Por isso a orientação é procurar um médico imediatamente após a identificação de qualquer um dos sinais. Ainda podem ocorrer convulsões e rigidez da nuca, evoluindo para problemas neurológicos de irritação nas meninges e até o coma. Em casos muito graves, conforme a SES, podem surgir manchas vermelhas, bolhas na pele e sangramentos. A letalidade da doença ultrapassa 30% dos casos e pode ocorrer poucas horas após os primeiros sintomas. Quem sobrevive pode ficar com sequelas como surdez, retardo mental, problemas motores e convulsões.

A bactéria pode ser transmitida por meio da fala, tosse, espirros etc. Como forma de prevenção, a Secretaria indica:

 

- Alimentar-se bem

- Lavar as mãos com frequência

- Usar lenços de papel ao espirrar ou tossir

- Não compartilhar copos, talheres e outros utensílios sem lavar antes

- Não dividir garrafas de água ou alimentos

- Evitar frequentar locais com grandes aglomerações de pessoas, evitar o contato com os doentes

- Manter casa, ambiente de trabalho e veículos sempre ventilados

(Com informações de Cristiane Silva)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)