(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Meningite mata três pessoas em Ouro Branco

Secretaria de Estado da Saúde (SES) está investigando um possível surto na cidade


postado em 18/10/2011 06:51

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está investigando um possível surto de meningite em Ouro Branco, na Região Central do estado. Três pessoas morreram por causa da doença na cidade e outros nove casos foram notificados. Dois óbitos ocorreram em agosto e o terceiro, em outubro, estava análise, mas foi confirmado na tarde de ontem pela secretaria como tendo sido causado pela meningite. Para evitar que a doença se espalhe para outros municípios, a secretaria, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, está indicando a medicação com antibiótico para quem teve contato com alguém infectado ou com suspeita. Ontem, o órgão informou que 17 pessoas estão internadas na cidade com suspeitas de meningite e todos os casos, inclusive os óbitos, são de trabalhadores contratados por uma construtora que está atuando na região na ampliação de uma usina siderúrgica.

De acordo com informações da secretaria, somente neste ano foram notificados 792 casos de meningite no estado, sendo que 117 evoluíram para óbito. A meningocócica é uma infecção bacteriana grave que afeta as meninges, membranas que recobrem o sistema nervoso central. Quando isso acontece, configura a meningite meningocócica. Se evoluir para um quadro de infecção generalizada é chamada meningococcemia.

SINTOMAS

A doença meningocócica pode se confundir com outras enfermidades, já que seus sintomas são febre alta, dor de cabeça forte, mal-estar, extremidades frias e prostração, por isso é indicado procurar um médico imediatamente após a identificação de qualquer um dos sinais. Ainda podem ocorrer convulsões e rigidez da nuca, evoluindo para problemas neurológicos de irritação nas meninges e até o coma. Em casos muito graves, conforme a SES, podem surgir manchas vermelhas, bolhas na pele e sangramentos. A letalidade da doença ultrapassa 30% dos casos e pode ocorrer poucas horas após os primeiros sintomas. Quem sobrevive pode ficar com sequelas como surdez, retardo mental, problemas motores e convulsões.

A bactéria pode ser transmitida por meio da fala, tosse, espirros etc. Como forma de prevenção, a secretaria indica: manter boa nutrição, lavar as mãos com frequência, usar lenços de papel ao espirrar ou tossir, não compartilhar copos, talheres e outros utensílios sem lavar antes, não dividir garrafas de água ou alimentos, evitar frequentar locais com grandes aglomerações de pessoas, evitar o contato com os doentes, manter casa, ambiente de trabalho e veículos sempre ventilados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)