(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cerca de 35 mil imóveis de BH serão vistoriados por agentes de combate à dengue

Começou na segunda-feira o Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (Liraa)


postado em 18/10/2011 07:56

Para identificar as áreas de Belo Horizonte com maior número de focos do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, e reforçar as ações já existentes contra a doença, teve início ontem o Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (Liraa). Aproximadamente 35 mil imóveis das nove regiões da capital serão visitados por agentes de combate a endemias ao longo dos próximos dias. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), a expectativa é de que todos os trabalhos sejam concluídos em uma semana. Já o resultado do levantamento está previsto para ser divulgado na primeira quinzena de novembro.

O último Liraa, feito em março deste ano, mostrou que o índice médio de infestação na cidade era de 2,5%, 1,5% acima do percentual preconizado pelo Ministério da Saúde. Ou seja, a cada 100 imóveis visitados, dois e meio apresentaram focos do mosquito. A SMSA afirma que o trabalho dos agentes será minucioso. Eles verificarão todos os possíveis criadouros dentro do imóvel. Caso encontrem larvas, elas serão recolhidas e encaminhadas para um laboratório. Lá será feita uma análise para verificar se elas são ou não larvas do mosquito. Em caso positivo, serão contabilizadas no Liraa.

Redução

Os últimos dados divulgados pela SMSA mostram que o número de casos confirmados da dengue diminuiu 97% neste ano, em relação ao mesmo período de 2010. Foram confirmados até o dia 11 de setembro neste ano 1.499 casos de dengue, contra 51.636 confirmações no ano passado. Até o momento, Belo Horizonte já registrou 7.019 casos suspeitos da doença. Desses, 1.501 casos foram confirmados, sendo três casos de dengue com complicações e quatro casos de febre hemorrágica; 5.242 foram descartados e 276 estão pendentes.

O mesmo diagnóstico começa hoje em Sabará, na região metropolitana, e segue até quinta-feira. No último Liraa, o resultado apontado foi 2,6% e a região de General Carneiro foi a que apresentou o maior índice larvário. Com o resultado em mãos, a prefeitura intensificará suas ações de prevenção e combate ao mosquito já na próxima sexta-feira, com mutirões de limpeza, campanhas educativas, entre outras atividades.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)