(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Celulares e internet entram em colapso durante temporal

Clientes da Tim, Claro, Oi, Net e Vivo tiveram problemas nessa terça-feira


postado em 12/10/2011 06:00 / atualizado em 12/10/2011 08:03

Há quem não duvide de que, se o fim do mundo acontecer, vai começar pela tecnologia. Bastou breve temporal como o de nessa terça-feira, em BH, para que as barras de sinal de celulares, conexões de internet e imagens de TV a cabo entrassem em colapso. É aquela sensação de prévia para o caos em que a vida, de repente, se transformaria caso todos esses serviços deixassem de existir nas grandes cidades. E o problema não tem marca: a tarde na vida de clientes da Tim, Claro, Oi, Net e Vivo, nessa terça-feira, foi de apagão.

O bibliotecário Leonardo Assumpção conta que, logo que a chuva começou, seus dois aparelhos, da Oi e da TIM, “morreram”. “Só dava sinal de rede ocupada e as ligações não completavam. As mensagens que eu tentava encaminhar ficaram presas na caixa de saída”. Ele trabalha na região da Savassi. Também cliente das duas operadoras, a produtora cultural Marina Arthuzzi conta que os serviços ficaram inoperantes por uma hora e quarenta minutos à tarde, no Bairro Horto, Região Leste: “Sem energia, sem celular e sem internet”.

Nessas horas, a tão festejada convergência dos serviços de telecomunicações mostram faceta nada agradável. A tarde também foi caótica na agência do publicitário Leo Magno, no Bairro Lourdes, Centro-Sul da capital: “O telefone fixo é NET, acaba a luz, desliga o modem e caem todos os serviços. A tecnologia avança e a gente fica na mão. Antes, o pau quebrava com a chuva, mas pelo menos os telefones se mantinham no ar; hoje é isso”. O sócio de Leo, Tiago Palhares, cliente da Claro, também ficou sem sinal no telefone celular.

A NET informou que “a queda de sinal da operadora – TV, internet e telefone foi motivada por blecaute da Cemig que deixou 100% de Belo Horizonte sem luz por algumas horas. À medida em que a energia elétrica foi sendo restabelecida na capital, o sinal da operadora também foi sendo normalizado”. De acordo com a empresa, não houve problema nos equipamentos devido ao temporal.

Antenas afetadas

A Claro também atribuiu os problemas à “falha na transmissão de energia”, em nota, e avisou que operou, na tarde dessa terça-feira, com geradores na Grande BH para reestabelecer o sinal. Segundo a Vivo, “antenas pontuais, dispersas pela cidade foram afetadas por falta de energia elétrica”, os geradores foram acionados automaticamente, “mas alguns clientes podem ter encontrado dificuldades momentâneas na utilização dos serviços”. A TIM avisou que “as equipes técnicas atuaram prontamente para restabelecer os serviços afetados e persistem na resolução de falhas eventuais no sistema”. A Oi, até o fechamento desta edição, não havia se pronunciado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)