(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Curto-circuito em subestação de BH reduz metade da energia produzida pela Cemig

Falha deixou 2,3 milhões de consumidores das regiões Central e Leste de Minas sem luz durante aproximadamente 45 minutos


postado em 11/10/2011 19:37 / atualizado em 11/10/2011 22:24

O temporal que atingiu a Região Metropolitana provocou a interrupção de 50% de toda carga energética produzida pela Cemig. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), o apagão atingiu principalmente as Regiões Central e Leste do estado. Um curto-circuito em uma das linhas de transmissão da Cemig na capital seria a causa do incidente.

De acordo com o ONS, o curto-circuito ocorreu às 15h51 na linha de transmissão de 345 kV Taquaril-Barreiro, da CEMIG. O problema afetou as subestações Taquaril, Bom Despacho, Barreiro e Neves, com o desligamento automático de circuitos de transmissão de 345 e 500 kV na área Minas Gerais. A capital foi a mais afetada pelo blecaute.

O ONS esclareceu que depois de aproximadamente 45 minutos após a interrupção do serviço, 50% das linhas da Região Metropolitana de BH voltaram a operar gradativamente, tendo sido religadas pela Cemig. Às 18h ainda havia consumidores industriais sem recebimento de energia elétrica.

Ainda segundo o ONS, o problema afetou também 15% dos consumidores do Espírito Santo. Isso porque, durante o apagão, houve a abertura da linha Ouro-Preto Vitória, interrompendo cerca de 210 MW do consumo da Escelsa, companhia energética daquele estado.

A análise da ocorrência que deixou milhares de consumidores no escuro só será realizada na próxima segunda-feira quando, segundo ONS, haverá uma reunião entre representantes do órgão, do Ministério das Minas e Energia e da Agência Nacional de Energia Elétrica.

Cemig minimiza situação

Por meio de nota, a Cemig informou que a interrupção no fornecimento de energia elétrica atingiu “parte de Betim, Igarapé, Pedro Leopoldo e nos seguintes bairros da capital: Jaraguá, Ouro Preto, Sagrada Família, Santa Efigênia, São Lucas, Nova Suíça, Salgado Filho, Pindorama, Belvedere, Buritis, São Bento e Luxemburgo”, diz o comunicado. Posteriormente à notificação do ONS, a Cemig enviou novo comunicado esclarecendo que 2,3 milhões de consumidores das Regiões Central e Leste ficaram sem luz durante aproximadamente 45 minutos.

Segundo a empresa, em uma hora choveu mais de 10% do volume esperado para todo o mês. A média histórica para outubro é de 140 milímetros cúbicos de água e técnicos da companhia apuraram que o volume na RMBH foi de 15 mm. As rajadas de vento atingiram 80 km/h.

A Cemig esclareceu ainda que cerca de 200 equipes foram mobilizadas para restabelecer o serviço na região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)