(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RIBEIRÃO VERMELHO

Reunião com Iphan e governo debate medidas para proteger "Coliseu de Minas"


postado em 09/10/2011 07:55

Sinal de esperança para o complexo ferroviário de Ribeirão Vermelho, no Sul de Minas, que tem como destaque a maior rotunda (prédio circular para manutenção da máquina) da América Latina. Dentro de no máximo um mês, autoridades federais, estaduais e municipais vão se reunir, em Belo Horizonte, para traçar um plano de ação a fim de salvar da ruína o patrimônio datado de 1895. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eliane Parreiras, que participou naquela cidade de audiência pública da Assembleia Legislativa sobre o assunto e vai coordenar o novo encontro, estarão presentes representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto do Patrimônio Histórico de Minas Gerais (Iepha/MG) e Prefeitura de Ribeirão Vermelho, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Sem proteção do Iphan e Iepha, o conjunto ferroviário, com 85 mil metros quadrados, incluindo oficinas, galpões, estação e prédios de apoio, como restaurante e telégrafo, pertence ao município, pelo qual é tombado, e foi comprado da extinta Rede Ferroviária Federal S/A. Eliane explicou ontem que o Iepha tem alguns estudos sobre o complexo ferroviário, enquanto o Iphan já elaborou projeto para um dos prédios. “Precisamos fazer, juntos, um plano de ação, a partir dos estudos sobre o tombamento estadual e as fontes de financiamento existentes”. Conforme levantamentos, o restauro está orçado em cerca de R$ 20 milhões, sendo R$ 8 milhões para a rotunda.

O secretário de Cultura de Ribeirão Vermelho, arquiteto Cassiano Alcantra, acredita que, agora, há um caminho e apoio para recuperação dos prédios construídos com materiais nobres, caso da estrutura metálica da cobertura e dos pilares de ferro com adornos importados de Glasgow, na Escócia, telhas francesas, de Marselha, e ladrilhos alemães. “Um dos avanços foi o contato com o representante do Iphan, que se comprometeu a apresentar, no próximo dia 17, o projeto feito para a rotunda e entorno”, disse Alcantra. “A secretária e dos deputados ficaram impressionados com o nosso patrimônio e certos de que se trata de um bem nacional”, afirmou.

A deputada Liza Prado (PSB), autora do requerimento para realização da audiência pública, se declarou “apaixonada” pelo acervo e adiantou que o mais urgente é que sejam providenciadas, “rapidamente”, escoras para a rotunda, tendo em vista o período chuvoso. “É um ponto importante, que está fora do Circuito do Ouro e Estrada Real, que deve ser recuperado, valorizado e descoberto”, afirmou. Também esteve presente o deputado Dalmo Ribeiro (PSDB).

A prefeita Ana Rosa Mendonça Lasmar, que pediu a realização da audiência ao Legislativo, questionou o motivo da demora na recuperação dos bens e entregou aos parlamentares uma solicitação para que sejam feitas emendas orçamentárias destinadas à recuperação das edificações. Ciente da importância do bem cultural, histórico, paisagístico e arquitetônico, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito para apurar a causa de décadas de abandonos e buscar saídas. Da audiência, realizada quinta-feira, participaram ex-ferroviários e moradores, que pediam, em coro: “Pelo restauro da rotunda, já!”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)