(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Projeto da Catedral Cristo Rei parte em busca de parcerias

Empresários se reúnem nesta segunda-feira com arcebispo dom Walmor Oliveira para conhecer o plano de construção do templo católico. Igreja arrecada doações para obra orçada em R$ 100 milhões


postado em 22/08/2011 06:32 / atualizado em 22/08/2011 06:54

Oscar Niemeyer é o responsável pelo desenho da Catedral Cristo Rei, que será construída na Região Norte de BH (foto: Arquidiocese de Belo Horizonte/Divulgacao)
Oscar Niemeyer é o responsável pelo desenho da Catedral Cristo Rei, que será construída na Região Norte de BH (foto: Arquidiocese de Belo Horizonte/Divulgacao)
Um novo passo será dado nesta segunda-feira para o processo de construção da Catedral Metropolitana Cristo Rei, em Belo Horizonte. Às 19h, o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo apresentará o projeto do templo católico, assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a representantes de importantes entidades e instituições empresariais e industriais. O encontro será na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), no Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul, e tem o objetivo de convidar os setores para contribuir com a campanha “Faço parte”, para edificação do complexo. A obra, orçada em aproximadamente R$ 100 milhões, está prevista para ter início até o fim do ano e deve ser concluída a tempo de receber os peregrinos e turistas que virão à capital para a Copa’2014.

A reunião na Fiemg será a quinta etapa da fase de apresentação do projeto do templo religioso. Desde que foi finalizado por Niemeyer, o esboço já recebeu o aval do clero da arquidiocese, quando foram reunidos mais de 300 sacerdotes. Em 2 de julho, foi a vez de a comunidade conhecer o desenho da catedral, em evento realizado no estádio Mineirinho, na Pampulha. Dois dias depois, o projeto foi apresentado ao Papa Bento XVI durante exposição no Vaticano. A mostra contou com a participação de obras de 60 artistas contemporâneos que investiram na combinação entre inspiração religiosa e arte contemporânea. O planejamento também foi visto por representantes da administração municipal.

“O encontro na Fiemg é uma oportunidade para que o setor empresarial conheça as dimensões religiosa, cultural, artística, educativa e social do Complexo Cristo Rei, que reúne não só o Santuário da Divina Misericórdia, mas também espaços para projetos sociais, museu de arte sacra, praça para eventos da igreja, entre outros”, explica o padre Fernando Lopes, pároco da Igreja Santo Inácio de Loyola, no Bairro Cidade Jardim, Zona Sul de BH.

Conforme Lopes, muitos fiéis já se associaram à rede de doações criada para angariar recursos para a obra. “Representantes da sociedade em geral estão sendo conclamados e já estão contribuindo com esse bem que tem imensa expressão para a cidade, para Minas e para o país”, afirma. A lista de doadores, segundo o padre, é formada por pessoas que acreditam e querem ver o projeto de fé ser erguido. “Com o resgate dessa iniciativa tão antiga, que ficou na memória dos fiéis desde a fundação de Belo Horizonte, mas que não se concretizou, a comunidade católica vai passar a ter o templo que sempre sonhou. Um lugar de esperança, com tudo o que Belo Horizonte merece”, acrescenta. Segundo o pároco, o nome de cada doador ficará eternizado na Galeria da Gratidão e também em um livro de ouro digital, com a relação de todos os colaboradores.

O terreno para construção do Complexo Cristo Rei está localizado na Avenida Cristiano Machado, em frente à estação de metrô Vilarinho, na Região de Venda Nova. O ponto fica na Linha Verde, a cerca de um quilômetro da Cidade Administrativa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)