(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Blitzes da Lei Seca já começam com motorista flagrado embriagado na capital


postado em 15/07/2011 01:16 / atualizado em 15/07/2011 01:21

Na primeira noite de ação, uma das blitzes da Lei Seca foi realizada na Rua Pium-í, esquina com Rua Campanha, região Centro-Sul de Belo Horizonte(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Na primeira noite de ação, uma das blitzes da Lei Seca foi realizada na Rua Pium-í, esquina com Rua Campanha, região Centro-Sul de Belo Horizonte (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)


Teve início por volta da meia noite desta sexta-feira em Belo Horizonte a campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida”, que reestreia as blitzes da Lei Seca em Minas, em vigor há três anos, prometendo tolerância zero para quem dirige sob efeito de bebida alcoólica. Na primeira hora da ação, pelo menos um motorista foi flagrado embriagado na condução de veículo.

Na primeira noite, foram realizadas blitzes em quatro pontos da capital mineira – na Avenida Fleming, no Bairro Ouro Preto, na Rua Pium-í, no Bairro Sion, na Avenida Professor Mário Werneck, no Buritis, e na Rua Bárbara Heliodora, no Lourdes, onde ocorreu o primeiro flagrante. Lá, até a 1h desta sexta-feira, 11 motoristas foram submetidos ao teste do bafômetro e em um deles foi contatada a presença de 0,15 miligramas de álcool por litro de ar expelido, constatando a embriaguez. Ele teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida e foi multado, conforme prevê a lei.

Cadeirantes vítimas de acidentes de trânsito fazem a parte educativa da blitz repressiva(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Cadeirantes vítimas de acidentes de trânsito fazem a parte educativa da blitz repressiva (foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
A campanha foi idealizada pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) com o objetivo de reduzir as mortes e os acidentes de trânsito decorrentes da combinação álcool e volante. Em locais badalados da capital mineira passarão a ser montadas blitzes. Os dias e horários das abordagens serão flexíveis, mas terão ênfase de quarta-feira a domingo. Em dias de grandes eventos, como festas e shows, a Seds garante que haverá rigidez na fiscalização da volta para casa.

A escolha dos locais onde ocorrerão as blitzes também é flexível e levará em considerção, principalmente, as regiões onde há grande concentração de bares e casas noturnas e onde, estatisticamente, são registrados mais acidentes com motoristas alcoolizados.

De acordo com a Seds, em todas as abordagens será adotado um procedimento padrão. Os motoristas deverão desembarcar e soprar o bafômetro. Caso ele se recuse, mas apresente qualquer sintoma de embriaguez, como andar cambaleante, fala desconexa e hálito etílico terá a CNH apreendida, perdendo por um ano o direito de dirigir. Além disso será aplicada multa no valor de R$ 957,70.

Ainda segundo a Seds, a ação tem cunho repressivo e educativo e contará com a participação de policiais milirares e civis, bombeiros, guardas municipais e agentes da BHTrans. O objetivo é levar estas ações a outras cidades mineiras, como Juiz de Fora, Uberlândia, Governador Valadares e Montes Claros. Há expectativa de que cerca de 40 cidades polos de Minas façam parte da campanha.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)