(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após reforma, Gruta da Lapinha será reaberta na Grande BH


postado em 29/06/2011 19:41

Luz, cor e ação. Ou melhor, emoção. Essa é a palavra e o sentimento que vão nortear os 200 mil turistas que visitam anualmente a Gruta da Lapinha, a 48 quilômetros de Belo Horizonte. A atração turística, no Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa, na região metropolitana, vai ser reaberta, depois de mais de um ano fechada, no dia 11 de julho com nova iluminação nova. A entrega das obras estava prevista para março, mas acabou atrasando. “A iluminação era precária e agora com uma mais adequada vai melhorar a contemplação da riqueza cárstica “, resumiu o secretário de Estado de Meio Ambiente, Adriano Magalhães Chaves.

O sistema, que usa lâmpadas do tipo LED, além de ser 70% mais econômico, vai melhorar o ambiente natural da caverna. “Ele permite reduzir a temperatura, que provocava a alteração da proliferação de musgos e fungos na formação da caverna. E isso, consequentemente, afetava as formações como estalactites e estalagmites”, explica o gerente do Parque Estadual do Sumidouro, Rogério Tavares.

Ao todo são 30 holofotes, sendo dois de grande porte que vão iluminar os maiores salões da Lapinha. Um conjunto de amazon led, muito semelhante aos usados para sinalizar as escadas dentro das salas de cinema, também será instalado nos degraus da gruta para proporcionar mais segurança ao público. Segundo o gerente, todas as visitas contarão com 12 monitores da região que passarão informações aos turistas.

Novidades


Além do projeto de iluminação, a Lapinha vai ganhar em breve o Centro Receptivo Peter W. Lund, batizado em homenagem ao seu descobridor, paleontólogo dinamarquês. Segundo o gerente do Parque Estadual do Sumidouro, o local vai abrigar exposições, acervos arqueológicos, auditórios e terá toda uma estrutura para receber turistas. “Vamos aproveitar a visita do Príncipe da Dinamarca em setembro de 2012 e inaugurar esse espaço. As pessoas vão ter a oportunidade de conhecer outras atrações dentro do parque ”, explica Tavares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)