(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UFMG abre sindicância para apurar agressões a homossexuais durante calourada


postado em 15/04/2011 17:12 / atualizado em 15/04/2011 19:53

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai abrir sindicância para apurar as agressões sofridas por um casal homossexual durante uma calourada do curso de letras. Uma comissão vai investigar se os fatos são reais ou não. “Na quinta-feira, encontramos com dois estudantes que teriam sido agredidos e  eles aceitaram formular uma denúncia”, afirma o diretor de assuntos estudantis, Luiz Guilherme Knauer.

O episódio de homofobia teria acontecido no último dia 2 de abril durante uma festa. De acordo com a denúncia, um casal de homossexuais estavam se beijando próximo a Faculdade de Letras (FALE) quando um homem se aproximou, jogou um deles no chão e começou a chutá-lo. Após as agressões, o homem começou a gritar com o casal, dizendo que eles são loucos e anormais. Na mesma festa, ouve relatos de que um casal de lésbica foi discriminado e sofreu agressões verbais.

Uma comissão vai investigar a veracidade do fato. Se os agressores forem identificados como alunos da universidade eles serão expulsos. “Mesmo se não forem alunos ou se não comprovar o fato, vamos encaminhar o processo para as autoridades responsáveis”, diz Knauer.

Paralelo as investigações, a UFMG vai fazer uma campanha para coibir qualquer tipo de preconceito. Na quinta-feira, o diretor de assuntos estudantis gravou um vídeo que mostra como os alunos devem se comportar quando sofrerem algum tipo de humilhação. “A reitoria quer acabar com essa onda de discriminação que é inaceitável para o país e consequentemente para a universidade”, indaga Knauer.

Em relação a audiência pública que deve acontecer dentro de 20 dias, o diretor afirmou que na visão dele a sindicância teria que acontecer antes da discussão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)