(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UFMG cadastra motoristas para agilizar acesso ao campus Pampulha

Documento será válido para entrada no campus após as 21h. Para pró-reitor de Administração, o controle de acesso ao campus à noite reduziu o número de ocorrências.


postado em 08/09/2011 15:39

Já está disponível pela internet o credenciamento de proprietários de veículos para acesso ao campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) após as 21h. O cadastro é destinado a alunos, professores, servidores, funcionários terceirizados e outros prestadores de serviço que possuem vínculo com a universidade.

Após um grande número de incidentes ocorrido no início deste ano, a UFMG publicou em abril a Portaria 034/2011, que determina a implantação de ações para aumentar a segurança da comunidade universitária. Somente naquele mês, um casal homossexual foi agredido durante a calourada da Faculdade de Letras (Fale). Na semana seguinte, dois assaltantes, um deles armado, invadiram o prédio do Instituto de Ciências Exatas (Icex) e levaram pertences de quatro integrantes do doutorado de física que estavam em um dos gabinetes de estudo. Os bandidos levaram notebooks, celulares e cartões bancários.

Entre outras medidas, o acesso ao campus após as 21h ficou restrito às portarias das avenidas Antônio Carlos e Carlos Luz, sendo que os motoristas precisam apresentar a carteira de identidade e a documentação do veículo. Os interessados em adquirir o cartão devem preencher o formulário através do sistema de credenciamento. Em seguida, devem imprimir e assinar o termo de compromisso gerado pelo sistema e entregar o documento ao agente de sua unidade ou órgão que o sistema indicar, junto com documentos que comprovem o vínculo com a UFMG, além do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), para validação do cadastro. O cartão de acesso será entregue no prazo de cinco a dez dias úteis.

Cada usuário pode cadastrar até dois veículos em um único cartão, que pode ser cedido para alguém de confiança que precise entrar no campus. O veículo pode ser de outra pessoa, mas para a universidade a responsabilidade sobre o uso adequado do cartão é do aluno ou servidor credenciado. “O cadastramento é uma iniciativa que será implantada aos poucos. É um facilitador da entrada. O sistema de apresentação da carteira de identidade vai continuar valendo, cabe à pessoa adquirir o cartão ou não”, explica o pró-reitor de Administração da UFMG, Márcio Baptista.

Ainda segundo ele, a restrição da entrada no campus à noite reduziu o número de ocorrências no local. “A comunidade universitária aceitou bem esse controle e observamos uma redução significativa de eventos perigosos. Com a publicação da portaria, houve um grande investimento na segurança, também aumentamos a vigilância eletrônica com a instalação de câmeras”, explica Baptista.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)