(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vereadores farão audiência pública para discutir lixo nuclear no Sul de Minas


postado em 11/04/2011 19:04 / atualizado em 11/04/2011 19:45

As cerca de 40 mil bombonas plásticas, tambores e outros recipientes com material radioativo, que estão nos galpões das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), antiga Nuclebrás, em Caldas, no Sul de Minas, são motivo de preocupação no estado. Por isso, nesta terça-feira, às 11h, na Câmara dos Vereadores da cidade, haverá audiência pública para discutir a questão com a comunidade e tentar soluções para o problema que preocupa moradores, autoridades e ambientalistas.

À frente, estão as comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Antes do encontro, às 9h, os parlamentares visitarão a unidade da INB, instalada no fim da década de 1970 na zona rural do município.

"Queremos conhecer de perto o armazenamento do material radioativo, avaliar a situação e, se for necessário, propor medidas para resolvê-la. Como se trata também de uma questão técnica, teremos a participação da engenheira química Crédula Cássia Oliveira de Telo, do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN), localizado no câmpus das Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em BH", disse o deputado Dalmo Ribeiro (PSDB), autor do pedido da audiência pública, em seguida à matéria publicada pelo Estado de Minas em fevereiro.

Para a reunião, confirmaram presença o diretor de Recursos Minerais da INB, Otto Bittencourt, o promotor de Justiça José Eduardo de Souza Lima, o diretor técnico da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Sul de Minas (Supram Sul de Minas), Luciano Junqueira de Melo, representando o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves, além de representantes do poder público municipal de Caldas e de associações ligadas ao meio ambiente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)