(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lian Gong, terapia oriental, é apresentada em BH


postado em 26/03/2011 16:58 / atualizado em 26/03/2011 17:17

Adeptos da terapia oriental se reuniram na Praça da Liberdade(foto: Cristina Horta/EM/D.A Pres)
Adeptos da terapia oriental se reuniram na Praça da Liberdade (foto: Cristina Horta/EM/D.A Pres)
Uma prática importada da China para melhorar a qualidade de vida de belo-horizontinos. Num evento marcado para a abertura do outono, dezenas de pessoas se reuniram neste sábado, na Praça da Liberdade, para aprender os exercícios da ginástica oriental Lian Gong em 18 terapias, na tentativa de aliviar tensões musculares e até mesmo melhorar a postura. Em movimentos simples, é possível prevenir e tratar dores corporais e restaurar sua movimentação natural.

A ginástica foi criada em meados da década de 1970, na China, por um ortopedista, numa mescla de técnicas de artes marciais e massagem e medicina chinesa. Com o êxodo da população do campo para a cidade e o consequente aumento dos trabalhos em fábricas, se deu também a maior incidência de problemas musculares. O sucesso fez com que o governo chinês adotasse a ginástica como prática oficial do país e, a partir daí, ocorreu sua difusão para o ocidente.

A terapia chinesa chegou ao Brasil há duas décadas e, atualmente, Belo Horizonte é a cidade com maior número de adeptos. Por meio de um programa da Secretaria Municipal de Saúde, o Lian Gong é praticado por mais de 5 mil pessoas na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Funcionários de 156 unidades de saúde foram treinados para dar aulas nas regionais. Duas vezes por semana ocorrem os encontros e, a cada mudança de estação, adeptos de toda a cidade e curiosos que se interessam pela ginástica se reúnem. "O praticante é capacitado para difundir a terapia", resume a coordenadora do programa Lian Gong em 18 terapias, Luzia Toyoko Hanashiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)