(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Volume de água liberado de Três Marias será reduzido para solucionar enchente


postado em 22/03/2011 19:15

O volume de água liberado da usina de Três Marias, cujas comportas foram abertas domingo, será reduzido nos próximos dias, conforme divulgado pela Cemig nesta terça-feira. Com isso, a expectativa é que venha diminuir também o nível das águas do Rio São Francisco. Nessa segunda-feira, o Velho Chico subiu quatro metros acima do seu nível normal em Pirapora, no Norte de Minas, obrigando 60 famílias a deixar suas casas, que foram inundadas.

A enchente também atingiu quiosques, ranchos e sedes de clubes, além de pastagens e plantações nas proximidades da margem do São Francisco. Nesta terça-feira, Corpo de Bombeiros de Pirapora informou que o rio continuava quatro metros acima do seu nível normal. Porém, a situação já era de tranquilidade, tendo em vista que as famílias das ilhas que ficaram desabrigadas foram levadas para casas de parentes.

Os desabrigados também deverão receber colchões, cestas básica e outros donativos que foram solicitados pela Defesa Civil Municipal de Pirapora à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Por causa da inundação, a Prefeitura de Pirapora decretou estado de emergência no município.

Em decorrência das chuvas do último fim de semana, as águas do Rio Abaeté (afluente do São Francisco) subiram 4,75 metros acima do nível normal. O aumento do volume do Rio Abaeté também contribuiu para a enchente do Velho Chico na região de Pirapora.

A Cemig informou que, no domingo, abriu as comportas da usina de Três Marias, liberando 2 mil metros cúbicos por segundo, volume que será reduzido aos poucos. Desta forma, informou a companhia, a tendência é que o nível do rio em Pirapora também venha diminuir, normalizando a situação nas ilhas do Coqueiro, da Pimenta e Marambaia, situadas próximo da área urbana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)