(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governador de Minas repassa R$ 360 mil para as escolas de samba de BH


postado em 04/03/2011 08:37 / atualizado em 04/03/2011 08:42

O governador Antônio Anastasia anunciou, nessa quinta-feira, o repasse de recursos para escolas de samba, blocos caricatos e bandas de bailes carnavalescos de Belo Horizonte. Serão investidos R$ 360 mil, por meio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Os recursos serão destinados às agremiações inscritas e regulares junto à Belotur. Recebido no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, pela Corte Momesca e por baterias de escolas de samba, o governador destacou a importância do crescimento e da manutenção do Carnaval na capital mineira.

“Acredito que o Carnaval de Belo Horizonte merece a atenção especial do Governo do Estado, como já tem tido da prefeitura. Sabemos que Belo Horizonte talvez não tenha ainda uma tradição como outras capitais, mas está dentro do nosso sangue o momento de lazer, de descontração, de amizade e também de uma saudável competição entre as escolas, que aproveitam e levam cultura e conhecimento à avenida”, afirmou o governador.

Receberão os recursos as escolas de samba Acadêmicos de Venda Nova, Bem-Te-Vi, Canto da Alvorada, Chame-Chame e Unidos dos Guaranis (Grupo 1); Cidade Jardim, Estrela do Vale e Imperatriz de Venda Nova (Grupo 2). Os blocos caricatos que receberão recursos são: Inocentes do Santa Tereza, Mulatos do Samba, Por Acaso, Bacharéis do Samba, Invasores do Santo Antônio e Metralhas do IAPI (Grupo A); Piratas da Pedro II, Aflitos do Anchieta, Infiltrados do Santa Tereza e Corsários do Samba (Grupo B).

Os recursos serão encaminhados por meio da Associação Cultural Sambadez, que reúne as escolas de samba. Os blocos são ligados à Associação Cultural dos Blocos Caricatos (ACBC) ou à Liga Independente das Agremiações Carnavalescas (LIAC), entidades organizadoras e responsáveis pelos desfiles da categoria. 

Escolas prometem surpresas 

O presidente da Associação Sambadez, Luiz Carlos Novaes, agradeceu a iniciativa do Governo do Estado e afirmou que as escolas de samba da capital mineira prometem surpreender os belo-horizontinos na avenida.

“O recurso do Governo do Estado complementa a verba municipal e chega em boa hora. As escolas estão crescendo a cada ano. Começamos em 2006 com 10 mil, depois passamos para 20 mil expectadores e 30 mil no último Carnaval. Agora, esperamos quase 50 mil pessoas na avenida. Tenho certeza de que as escolas surpreenderão. Posso garantir que Belo Horizonte vai ser surpreendida com um grande Carnaval”, disse Luiz Carlos. 

O vice-presidente da Cemig, Arlindo Porto, afirmou que os recursos permitirão às escolas melhorarem suas alegorias e darão oportunidade de gerar emprego e renda.
“Esse recurso contribui para que as escolas tenham melhores oportunidades, melhor infraestrutura e preparem melhor seus participantes. É a oportunidade que temos de dar condição às pessoas de visitarem, assistirem e participarem do desfile. Dar oportunidades de gerar renda e emprego. É um conjunto de fatores que a Cemig com certeza faz questão de participar”, disse. 

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval, vereador Hugo Thomé (PMN), destacou que a capital mineira vai ser presenteada com um grande espetáculo. Este ano, os desfiles serão realizados na avenida dos Andradas, entre os viadutos Santa Tereza e Floresta. O Carnaval da capital foi oficialmente aberto com a eleição da Corte Momesca - rei, rainha e princesa do Carnaval de BH 2011, no início de fevereiro.

“Quem vai ganhar é a cidade. O público que for ao evento verá belo espetáculo, pois as escolas e os blocos vêm trabalhando bastante para promover esse Carnaval. Com os recursos da Cemig, ficamos mais tranquilos, pois dá para melhorar a qualidade das alegorias, das fantasias e quem ganha é a cidade, é a nossa gente”, afirmou o vereador.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)