(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estado cria Núcleo de Atendimento à População LGBT


postado em 03/03/2011 07:24

Investigação especializada na violência contra lésbicas, gays, transexuais e transgêneros. A Polícia Civil, em parceria com o Centro de Referência LGBT do Estado de Minas Gerais, ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), estuda criação do Núcleo de Atendimento à População LGBT (NAC), pasta exclusiva para tratar crimes envolvendo essa comunidade. “A proposta já foi aprovada e o NAC será criado provavelmente ainda este mês, com o objetivo de receber e acolher vítimas sem discriminação nem preconceito”, afirma a diretora do centro de referência, Walkíria La Roche, explicando que o núcleo orientará as demais delegacias de Minas nesses casos.

Walkíria ressalta que o NAC será responsável por investigar episódios como o assassinato ocorrido na madrugada de ontem na Avenida Afonso Pena. O homicídio, que, de acordo com a apuração da Polícia Militar tem ligações com o tráfico de drogas, está sendo acompanhado pelo centro de referência do estado. “Não gostaríamos que esses casos fossem deixados de lado pela sociedade. Não é possível culpar apenas o tráfico de drogas. Há todo um histórico de exclusão que levou essas pessoas para o mercado do sexo. Temos de pensar em políticas públicas que atendam esse segmento, nas escolas e no ambiente familiar”, afirma.

De acordo com Walkíria, mais de 500 denúncias de violência contra a população LGBT foram registradas pelo centro de referência desde 2009, mesmo sem qualquer campanha de divulgação da causa. “Um estudo do Grupo Gay da Bahia, com base em noticiário, mostrou que Minas Gerais está em segundo lugar num ranking vergonhoso de mortes contra essa parcela da população. O mais grave é que os dados são, muitas vezes, subnotificados”, acrescenta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)