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Estado de Minas

Começa na segunda-feira restrição a veículos que transportam cargas especiais no Anel


postado em 20/02/2011 07:02 / atualizado em 20/02/2011 07:29

Carreta trafega na terceira faixa da via, pressionando o veículo que segue à frente, no trecho que vai no sentido BH Shopping/Betânia(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Carreta trafega na terceira faixa da via, pressionando o veículo que segue à frente, no trecho que vai no sentido BH Shopping/Betânia (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

A partir de asegunda-feira, veículos que transportam cargas especiais e precisam de escolta para circular têm horário de trânsito restrito no Anel Rodoviário. Das 5h às 23h eles não poderão rodar em toda a extensão da via mais movimentada de Belo Horizonte. A medida faz parte de um conjunto de novas regras que tentam frear os abusos, principalmente de caminhoneiros, depois do acidente de 28 de janeiro, em que cinco pessoas morreram numa série de batidas envolvendo 16 veículos. Ainda esta semana, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) promete iniciar a instalação e aferição de radares no Anel. Ao todo, serão 18 equipamentos de fiscalização.

De acordo com o Dnit, são caracterizados como veículos de carga especial os caminhões com peso bruto total combinado superior a 45 toneladas. Ficam condicionados à obtenção de autorização especial de trânsito e somente quando se tratar de carga comprovadamente indivisível. Ou seja, esses veículos só poderão trafegar no Anel durante a madrugada. No começo do mês, o comitê gestor já tinha estabelecido a redução da velocidade máxima permitida para caminhões e ônibus. Antes, o limite era de 70km/h, passando para 60km/h.

A assessoria de imprensa do Dnit informou que as duas novas lombadas eletrônicas vão ser ligadas no próximo fim de semana. Os dois portais já foram instalados, mas ainda é preciso que seja feita aferição antes do começo do funcionamento. Por enquanto, a fiscalização na descida até o Betânia é feita por dois radares móveis da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e um aparelho do tipo pardal, situado nas proximidades da entrada da Via do Minério, além da lombada, que já funcionava no km3, no Bairro Buritis. Até o mês que vem, a empresa contratada pelo órgão deve pôr em operação mais sete aparelhos de fiscalização, totalizando, com isso, 18 radares no trecho de 26,5 quilômetros. Ontem, a empresa que vai operar os radares fazia trabalhos em trecho anterior ao trevo do Bairro Buritis, onde está prevista a instalação de outro radar. Uma faixa em cada sentido ficou fechada durante todo o dia para preparação dos trabalhos de instalação do equipamento.

Visão

Outra ação adotada para garantir mais segurança aos motoristas que trafegam no Anel foi o corte de árvores que poderiam atrapalhar a visão de quem cruza a via. A Prefeitura de Belo Horizonte já fez a poda de espécimes nas proximidades do trevo do Bairro Betânia. A sinalização também ganhou reforço. O principal alerta nas placas é quanto ao alto índice de acidentes no trecho e, também, indicando tratar-se de um trecho urbano, uma vez que muitos caminhoneiros desconhecem os riscos do Anel Rodoviário por transitar ali pela primeira vez.

Nova reunião do comitê gestor, criado para administrar o Anel Rodoviário, deve ocorrer segunda-feira. No encontro, representantes dos órgãos envolvidos vão avaliar o resultado das primeiras medidas e propor novas ações.


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