(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Acaba à meia-noite o horário de verão


postado em 19/02/2011 07:12

Termina neste sábado o horário de verão em 10 estados brasileiros e no Distrito Federal. Quando os relógios marcarem meia-noite, as pessoas devem atrasá-los em uma hora. De acordo com o engenheiro de Operação de Sistema da Cemig, Wilson Lage, a demanda máxima diária, das 18h às 22h, foi reduzida em 4% no estado. “É como se 30% da carga de todo o Triângulo Mineiro, com 66 municípios, ou 15% da carga da Região Metropolitana de BH, com 34 cidades, fosse desligada diariamente”, diz. A economia de energia depois de 126 dias de horário de verão se manteve no padrão dos dois últimos anos, chegando a 0,5%. “Essa economia é suficiente para abastecer a cidade de Belo Horizonte durante 10 dias”, acrescenta o engenheiro.

Para os consumidores, o horário de verão representa uma hora a mais de luz natural no horário de pico, o que retarda a ligação da iluminação artificial. Ainda de acordo com a Cemig, se as pessoas mantiverem os hábitos, a economia pode chegar a 5% no valor da conta.

No país, a economia de energia foi da ordem de 2.376 MW, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS). A redução foi de 1.821 MW no subsistema Sudeste/Centro-Oeste e 555 MW no subsistema Sul, que representa 4,4% da demanda máxima dos dois subsistemas. Estima-se que a economia da geração térmica evitada ao longo do horário de verão foi de R$ 30 milhões.

Em Belo Horizonte, a BHTrans informou que os relógios dos 10 painéis eletrônicos com mensagens para o trânsito serão ajustados automaticamente pela central. Mesma situação dos 350 relógios digitais instalados na capital. A empresa responsável pelos equipamentos já programou a mudança de horário para a 0h de domingo. Se houver algum problema, uma equipe de prontidão fará os reparos manualmente.

Quem for viajar de ônibus hoje e amanhã deve ficar atento. As partidas no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte até meia-noite de sábado deverão obedecer ao horário de verão. Depois desse horário haverá um intervalo de uma hora sem partidas. A partir da 0h15 de domingo as partidas voltam a respeitar o horário normal, já atualizado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)