Muito se tem falado sobre o poder da escrita nos dias atuais. Um discurso um pouco antagônico diante de um mundo no qual a maioria das pessoas perdeu o “interesse” em ler longos textos. Será mesmo?
No mundo virtual, as pessoas querer ver e ouvir. Fotos, filmes e podcasts estão em alta. E em qual posição ficam os textos postados? Muitos dizem que não passam da terceira linha, mas, por outro lado, tem crescido exponencialmente o número de jovens escritores. Um paradoxo.
Na verdade, as pessoas estão descobrindo que existe um poder na escrita. Transpor para o papel os sentimentos só traz benefícios, pois melhora o humor, diminui o estresse e estimula a memória. Estudos mostram que escrever o que se está sentindo diminui gradualmente os sentimentos de traumas emocionais. A necessidade de registrar experiências, o que passa dentro de nós não é coisa nova. Não é à toa que pessoas fazem diários há centenas de gerações.
Uma das “técnicas” (se é que podemos chamar assim) de terapia é a escrita. Intitulada Escrita terapêutica, trata-se do ato de escrever para nós mesmos, sobre nós, a fim de nos conhecermos melhor e resolvermos problemas que têm nos atrapalhado de viver bem.
Esse hábito é baseado na atitude de colocarmos em palavras tudo aquilo que tem passado pela nossa mente. Podemos escrever sobre algo que está nos deixando ansioso, sobre um trauma do passado, sobre o futuro e tudo mais que quisermos.
Independentemente do que escreveremos, o objetivo é colocar no papel nossas emoções e, ao ter todos os pensamentos de forma visível e palpável nos escritos, consigamos nos entender melhor e observar as situações da nossa vida através de um novo ponto de vista. No âmbito educacional, a escrita ajuda na autoconsciência e no desenvolvimento pessoal.
Infelizmente, muita gente se perde por não saber como escrever. A editora Sextante acaba de lançar no Brasil o livro “Palavra por palavra – instruções sobre escrever e viver”, da autora Anne Lamott, que é professora de escrita criativa e palestrante.
Na obra, Lamott ensina que o perfeccionismo é o maior inimigo de um escritor e oferece preciosas dicas para estimular sua imaginação, criar um método de trabalho e encontrar a própria voz. Ela conta como lida com a falta de confiança em si mesma, com o bloqueio criativo, e também discute os elementos básicos da escrita.
contatos
Curso de ioga – O ioga trabalha respiração, concentração, postura e resistência, trazendo saúde e bem-estar. A Escola Ponto de Equilíbrio está com inscrições abertas para curso de ioga módulo 1 com certificado de conclusão pela chancela do consulado A.H. da Índia em Minas Gerais. Aulas com as professoras Maria José Marinho e Salete Figueredo. A turma 2 começa em 9 fevereiro, das 18h30h às 20h30, toda quarta-feira, com aulas on-line. Informações e inscrições: (31) 3223-8340 e (31) 99145-7178. A Ponto de Equilíbrio fica na Av. do Contorno, 4.614/10º andar, Funcionários.
Equilíbrio energético – A terapeuta energética Renata Moon aplica diversos tipos de técnicas em seções on-line e presenciais com o objetivo de proporcionar para a pessoa equilíbrio mental, emocional, físico e espiritual. O trabalho é feito a partir da leitura intuitiva de arquétipos, que mostra qual o tratamento ideal para cada um. Informações e agendamentos pelo telefone e WhatsApp (31) 98597-8885.
Tarô e radiônicas – A terapeuta Rose Ferraz está atendendo com tarô dos anjos, mesa radiônica, limpeza aurica, abertura de caminhos e aconselhamentos. Faz atendimentos on-line e presenciais. Informações e agendamentos: (31) 97509-2732.
Mapa de arquétipos – Desenvolvido pela psicóloga Luciana Diniz, é um método de levantamento de potenciais. Focado em consciência estratégica, utiliza a análise simbólica da astrologia sem misticismos, mas com sincronismo, conceito criado por Carl Gustav Jung. O Mapa de Arquétipos com foco vocacional responde à pergunta “Para o quê eu sou necessário?”. São quatro sessões de até 1h30min. Informações (31) 99947-4967 ou no linktr.ee/lucianadiniz.psi.
Curso de Tarô – O Ceiva-BH disponibiliza curso de tarô on-line gravado e disponível no Hotmart, que pode ser feito na hora que quiser. O objetivo é inserir o participante no universo do tarô, através do estudo das suas 78 cartas. Compreender este oráculo como instrumento que favorece o autoconhecimento e o despertar de si, ao desvelar a nossa identidade psíquica. Inscrições e informações pelo WhatsApp (31) 98471-2281 ou no instagram @ceiva.bh.
Equilíbrio físico e energético – As sessões de terapias energéticas trazem benefícios que ajudam a melhorar a vida em muitos aspectos. Desconfortos emocionais podem causar doenças físicas; é possível sentir dores, ansiedade, medos, crenças limitantes e muitas sensações que causam mal-estar. É um sinal de que é preciso equilibrar a energia vital, restaurando a autoestima, a vitalidade, a saúde e o bem-estar. A terapeuta Alcéa Romano trabalha com reiki, barras de access, mesa radiônica da sombra ao sol e frequências de luz. Contato: (31) 99971-6552.