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Estado de Minas Arte final

Black Friday verde e amarelo 2022 pulsa no ritmo de Copa do Mundo


20/11/2022 04:00


 
Na próxima sexta-feira, um dia depois da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar, o consumidor brasileiro entra em clima de “euforia consumista” com a Black Friday. A verdade é que o dia 25/11 será o marco, mas as promoções começam antes e continuam depois desta sexta-feira. Um período que atende desde pequenas lojas e serviços às grandes e-commerces e marketplaces; redes varejistas, shoppings, centro de lazer/entretenimento e prestadores de serviços especializados, entre outros segmentos da economia nacional. Desde que se consolidou como uma das principais datas comerciais do ano, a Black Friday tem registrado crescimento exponencial nas vendas. Inicialmente, o crescimento era focado no comércio online. Mas o brasileiro pegou gosto e levou a ideia para todos os nichos de mercado. 

CRESCIMENTO Por isso, a Black Friday nacional deve movimentar aproximadamente R$ 4,2 bilhões em 2022, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O valor é 1,1% maior em comparação com a mesma data no ano passado, descontada a inflação. A projeção indica a maior movimentação financeira desde que a data foi incorporada ao calendário do varejo nacional, em 2010. E de acordo com o levantamento da CNC, as vendas na Black Friday registraram um ‘boom’ desde o início da pandemia de Covid-19, já que a crise sanitária “acelerou o processo de digitalização do consumo”. Em 2020, elas avançaram 13,2% em relação ao evento do ano anterior. Outro diferencial para este ano é exatamente a Copa do Mundo no Catar, que começa hoje. Somente com produtos relacionados ao mundial, o varejo brasileiro espera faturar cerca de R$ 1,48 bilhão.
 
A pesquisa da CNC indica que segmentos de móveis e eletrodomésticos (R$ 1,09 bilhão) e de eletroeletrônicos e utilidades domésticas (R$ 0,92 bilhão) deverão responder por quase metade da movimentação financeira. Tendem a se destacar ainda os ramos de hiper e supermercados (R$ 0,91 bilhão) e de vestuário, calçados e acessórios (R$ 0,77 milhões). A melhora na expectativa deve-se à menor pressão inflacionária. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o IPCA, em novembro do ano passado, era de 10,7%, o maior desde o início de 2016. Já em novembro deste a ano, o patamar é inferior. Na contramão, a taxa de juros aparece como um dificulta dor para o consumidor brasileiro, segundo o levantamento. A taxa de juros atualmente no Brasil está em 13,75% ao ano. Em novembro de 2021, os juros eram de 9,25% ao ano, de acordo com os dados do Banco Central (BC).

BLACK X NATAL Diante de tamanha expectativa é preciso aproveitar bem essa semana que antecede a data para competir com as gigantes do varejo, para performar da melhor maneira possível, engajando e convertendo interessados em consumidores. É preciso fazer uma última checagem nas ações e seguir, nas estratégias planejadas. É essencial, especialmente porque a seleção do Brasil estreia na véspera da Black Friday, que todos os movimentos sejam bem coordenados e que as campanhas tenham flexibilidade nas ações, para caminhar de acordo com o humor do consumidor. Vale lembrar ainda que o comportamento do consumidor é diferente do período de Natal. Na Black Friday ele está mais interessado em produtos individualizados, para consumo próprio. Claro, muita gente aproveita este período para antecipar compras de Natal. Portanto, atenção máxima, para oferecer todas as opções e aproveitar as oportunidades de venda.

INFRAESTRUTURA Alguns aspectos são importantíssimos, independentemente do tipo de negócio. Ter um bom site, com tecnologias e ferramentas, segurança e experiência do usuário em funcionamento pleno. Pela tradição da Black Friday, que chegou ao Brasil primeiro no sistema online, a maioria dos consumidores consulta preços de produtos e serviços na internet, ainda que terminem a compra em lojas físicas. E é certo que durante todo o período, o e-commerce vai receber muito mais acessos e compras que o convencional. Por isso, é fundamental conferir a disponibilidade e a escalabilidade do seu site. Estamos falando sobre a capacidade do site em manter o serviço disponível e com um nível de qualidade satisfatório, mesmo com uma carga crescente de utilização. Para quem utiliza algum tipo de integração ou aplicação, é necessário verificar se os fornecedores e os parceiros também estão prontos, fazendo testes e entrando em contato para acertar detalhes e evitar pontas soltas.

EXPERIÊNCIA E PÓS-VENDA No caso da venda online, o site deve ser simples e amigável para cada público. É importante garantir uma boa usabilidade no seu e-commerce, com um layout agradável, intuitivo e organizado, também para uso por dispositivos móveis. E no caso da compra presencial, a lojas devem fazer boa gestão de estoque, analisando o histórico de vendas de edições anteriores, se for possível, ou realizar benchmarks para entender a demanda dos consumidores e fazer um planejamento de compras mais assertivo para o seu estoque. Outro ponto essencial é investir na integração dos seus estoques. Desde a retomada das compras presenciais, a omnicanalidade é uma grande tendência para oferecer a melhor experiência de compra ao consumidor.

MIX DE MÍDIAS A necessidade de ter visibilidade é muito maior neste período. Assim, é importante estruturar campanhas assertivas, em diferentes mídias, para atrair o público. A melhor opção é sempre trabalhar com empresas que ofereçam um mix de mídias, a exemplo dos Diários Associados. O Grupo é líder no Portal Uai com variadas opções e conta também com os jornais Estado de Minas e Aqui; a TV Alterosa e a Rádio Clube. Vale também parcerias com digitais de relevância para o seu público-alvo; ações de engajamento com a audiência nas redes sociais, como o live commerce; campanhas de e-mail marketing para bases de contatos segmentadas, WhatsApp; e otimizações de SEO para melhorar o ranqueamento orgânico das páginas do seu e-commerce.
Por fim, quem estiver bem preparado, vai levar a melhor em um Black Friday que ganhou o reforço da Copa do Mundo. E com a Seleção Brasileira embalando na competição, a tendência é continuar faturamento. Daí a necessidade de estender as campanhas depois da data de referência, que é a próxima sexta-feira. 


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