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Estado de Minas Arte final

Casa Fiat de Cultura reabre com nova identidade visual


31/10/2021 04:00

Depois de experimentar por quase dois anos a programação virtual e híbrida de visitar a Casa Fiat de Cultura, o espaço será finalmente reaberto ao público, no mês de novembro. E para compensar, o retorno está recheado de atrações. Além de exposições e programação presencial, os visitantes vão encontrar nova identidade visual da marca. No ano em que completa 15 anos de fundação, o centro cultural apresenta uma marca moderna, contemporânea, inclusiva e que reflete, com mais precisão, os valores que deseja transmitir ao público.
 
O presidente da Casa Fiat de Cultura, Fernão Silveira, conta que o exercício de rebranding começou há algum tempo. Juntamente com o diretor de Design para a América do Sul da Stellantis, Peter Fassbender, eles fizeram os primeiros esboços: quatro barras verticais, que faziam referência às brises da fachada da Casa Fiat de Cultura – sediada no prédio modernista do antigo Palácio dos Despachos, além de ser um resgate à "saudosa marca da Fiat nos anos 1980".

REBRANDING Paralelamente, a própria Fiat também preparava o rebranding da marca, trazendo a flag de quatro barras nas cores verde, branco e vermelho. "O rebranding das marcas culminou em propostas que falam a mesma língua e apresentam elementos visuais que refletem o posicionamento da organização neste novo momento: uma marca espontânea e encantadora", destaca.

HOMENAGEM Além da flag, a nova logo da Casa Fiat de Cultura é composta por uma fonte sem serifa, limpa e moderna. Ao mesmo tempo em que faz referência à Fiat, homenageia a história italiana da marca, de maneira singular e contemporânea, criando novas conexões com o público e fortalecendo a imagem da instituição. Paralelamente, o rebrand reforça a ideia de promover experiências inovadoras e únicas para o público, em especial neste momento, em que a programação da Casa Fiat de Cultura será realizada em formato híbrido – com ações presenciais e a continuidade do on-line.
De acordo com Fernão Silveira, os pilares conceituais da marca estão alinhados aos propósitos da Casa Fiat de Cultura, "que cria conexões com o público cada vez mais interessado, antenado e inquieto, que busca se informar e se inspirar com a cultura, por meio de caminhos tradicionais e, também, inovadores". 

EVOLUÇÃO DA MARCA Inaugurada em 2006, a Casa Fiat de Cultura foi a primeira instituição cultural dedicada às artes, criada e mantida por uma empresa do setor automotivo. Ela nasce como um presente da Fiat ao público, nos 30 anos de atividades da fábrica de automóveis no Brasil. Até então, a empresa realizava patrocínios pontuais e, a partir dali, tinha um centro cultural de gestão própria, que tangibilizava seus valores, fortalecendo o relacionamento com toda a sociedade.
 
CORES Além da nova logo, a reformulação da identidade visual contempla o uso de cores vibrantes e grafismos que remetem à flag. Há a predominância de tipografias bold e fontes sem serifa, inspirando agilidade, modernidade, linguagem jovem, alegre, sofisticada e, ao mesmo tempo, amigável. "Nosso posicionamento inspira liberdade de expressão, evoluiu junto ao brand Fiat e acompanha as mudanças de comportamento e novas tendências, sem deixar de resgatar e valorizar o nosso espírito italiano", frisa o presidente.
 
A Casa Fiat de Cultura está situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel “Civilização mineira”, de Portinari, de 1959. Mais de 3,2 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 580 mil participaram de suas atividades educativas. Veja programação em www.casafiatdecultura.com.br.


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