(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Vida Integral

Nunca mais te ver

"A velhice é uma idade heroica, envelhecer não é para fracotes"


25/10/2020 04:00


 
Acaba de sair mais uma edição do livro A ridícula ideia de nunca mais te ver, da escritora espanhola Rosa Montero. O livro aborda um tema que muita gente evita falar: a morte, a perda de um ente querido. E deveria ser o contrário, deveríamos falar, debater, nos exaurir sobre o assunto até que ele se tornasse algo natural e mais leve. Afinal, como diz o ditado, é a única certeza da vida,  um dia todos nós morreremos. E não nos preparamos para esse fato inevitável.
 
A autora leu o diário que Marie Curie escreveu depois da morte de seu marido (incluído no livro), e sentiu uma ligação com sua própria história, porque seu marido tinha morrido há pouco tempo, vítima de câncer. O resultado foi a linda história que está neste livro, sobre a morte e os laços que nos unem aos extremos da vida. São páginas que falam da tentativa de superar a dor das relações entre homens e mulheres e da vida e da morte. Uma meditação sobre os poderes curativos da literatura na busca pela sabedoria daqueles que aprenderam a desfrutar a existência com plenitude e leveza.
 
Montero não teve filhos, por isso, segundo ela, a coisa mais importante que lhe aconteceu na vida foram as mortes de seus entes queridos. Para muitos, pode parecer mórbido, mas ela nunca viu dessa forma. Segundo seu relato, foi exatamente o contrário, isso foi uma coisa muito lógica, natural e certa.
“Apenas nos nascimentos e nas mortes é que saímos do tempo. A terra detém sua rotação, e as trivialidades em que desperdiçamos as horas caem no chão feito purpurina. Quando uma criança nasce ou uma pessoa morre, o presente se parte ao meio e nos permite espiar por um instante pela fresta da verdade – monumental, ardente e impassível. Nunca nos sentimos tão autênticos quanto ao beirar essas fronteiras biológicas: temos a clara consciência de estar vivendo algo grandioso”.
Em seu livro, ela conta que, segundo a tradição cigana, em casamentos e batizados se deseja um “mau começo”. Porque eles sabem que na vida a desgraça é inevitável, de modo que preferem desejar que a parcela de dor venha primeiro, para que assim o final seja venturoso.
 
 
Contatos
 
Terapias holísticas e tarô – A terapeuta holística Renata Moon está atendendo on-line nos serviços de tarô terapêutico ou baralho cigano, envio de reiki, mandalas de cura (alinhamento energético com velas) e na consultoria em amamentação e doulagem pré-natal, parto e pós-parto. No tarô terapêutico, as cartas se tornam ferramentas de autoconhecimento e cura quando consultadas para visualizar questões que se tornaram obstáculos para alcançar seus objetivos ou para alcançar paz, harmonia e equilíbrio. A mandala de cura é feita através da energia do fogo. Através das velas e de suas cores é possível formatar mandalas curativas para diversos fins emocionais, energéticos, mentais e físicos. Agendamentos e informações: WhatsApp (31) 98597-8885, @tarologarenatamoon ou pelo e-mail atendimentorenatamoon@gmail.com.

Formação de professores de ioga – A professora e mestre em ioga Maria José Marinho está abrindo nova turma para o curso de formação de professores de ioga, para início de 2021, com aulas a princípio presenciais (de acordo com as normas no momento) e on-line. O curso é registrado e oficializado pela I.Y.T.A – Associação Internacional de Professores de Ioga e reconhecido pelo governo da Índia, e está registrado no Ministério do Ioga – Índia. São 11 meses e mais um de estágio. Programa: hatha ioga, técnicas de meditação, especialização em ioga para criança, gestantes, ioga hormonal, filosofia dos ensinamentos do ioga. Equipe de professores coordenados pela pedagoga e professora de ioga Salete Figueredo. Início das aulas em fevereiro, com turmas às quartas-feiras, das 14h às 17h, ou aos sábados, das 8h às 11h. Informações e inscrições pelo WhatsApp (31) 99145-7178 e www.pontoequilibrio.com.br. Matrículas antecipadas têm desconto e um mês de práticas grátis.

Barras de Access – A terapeuta Alcéa Romano abriu novas turmas para o curso de barras de access, com apenas dois alunos, para quem tem interesse em se tornar um praticante ou facilitador. Dá certificado internacional. Agendamento: (31) 99971-6552, ou pelo site accessconsciouness.com. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)