(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VIDA INTEGRAL

Deus: uma dúvida, uma certeza, uma distorção

"O homem deve desconfiar de tudo para poder acreditar em alguma coisa"


postado em 09/02/2020 04:00 / atualizado em 06/02/2020 14:29

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

 
Deus existe ou seria a fé religiosa apenas um delírio universal? Apesar de 93% dos brasileiros afirmarem que creem em Deus, existe um grande número de ateus em nosso país. Certa vez, conversando com um amigo, ele me disse que era ateu, graças a Deus. Uma afirmação difícil de entender. Respondi que assim era fácil ser ateu. E o assunto morreu. Trinta anos depois, um grupo de convidados especiais foi conhecer o Museu de Inhotim antes de sua abertura oficial, e nos encontramos ali. Depois de ver tantas obras lindas, me deparei com ele chorando em frente a uma árvore gigantesca, que fica no alto de um pequeno monte, com um banco ao lado. Ele olhou para mim e disse, “é tudo lindo, mas nada se compara às maravilhas criadas por Deus”. Meu coração se encheu de alegria ao escutar que, finalmente, meu amigo cria em Deus.
 
Em O ceticismo da fé: Deus: uma dúvida, uma certeza, uma distorção, o teólogo e arqueólogo Rodrigo Silva traz um estudo profundo sobre a “existência” de Deus. Segundo o autor, o objetivo primário de sua obra não é um convencimento sobre Deus, mas “acompanhar crentes e descrentes nesta jornada sem fim inerente a todo ser humano em busca da “verdade”. Pois a fé comporta, sim, muitas dúvidas”. René Descartes que o diga. Mesmo não sendo teólogo, nem pretendendo produzir uma declaração de fé religiosa, ele ajudou Silva a ter um dos mais brilhantes insights confessionais: “O homem deve desconfiar de tudo para poder acreditar em alguma coisa”.
 
Não se pretende aqui enganar o leitor ou insultar sua inteligência, nem apresentar qualquer soberba confessional. O autor é cristão, mas a inspiração para este livro veio justamente de sua descrença. E apesar das respostas que encontrou nesses quase 30 anos de estudo, Rodrigo não foge de questões polêmicas e provocadoras que envolvem Deus, como “por que Ele se esconde?”, “por que um Deus de amor matou e mandou matar tanta gente no Antigo Testamento?” e “onde Ele estava durante o massacre de Auschwitz?”. Este livro convida o leitor, seja o ateu ou o religioso mais convicto, a questionar, a pensar, a se comprometer sinceramente com a dúvida, a fim de que a sua sistematização o conduza a grandes certezas.
 
Este livro não foi escrito, a princípio, para crentes, mas para aqueles que perderam a fé ou pelo menos nutrem sérias dúvidas a respeito dela. Tão paradoxal como o título é o ceticismo do próprio autor que o conduz diariamente à fé. Um estudo para quem duvida (cético), para quem não tem certeza (agnóstico), ou ainda para quem acha que Deus existe, mas está distante de nós (deístas). Também é um livro para ateus.
 
Contatos
 
Shiatsu – Estão abertas as inscrições para o curso de shiatsu com o professor Francisco Garcia Gonzalez. O shiatsu é uma técnica oriental de massagem terapêutica que busca o relaxamento e o equilíbrio geral do paciente através de uma série de pressões e manipulações ao longo dos meridianos e pontos de acupuntura. Pode ser utilizado a nível preventivo ou terapêutico para todo tipo de problema relacionado ao estresse, dores em geral, problemas de coluna, enxaqueca, insônia, tendinites, ansiedade, depressão, etc. O curso ensina de forma prática e completa a sequência do shiatsu, os meridianos de acupuntura, e as leis de ying-yang e os cinco elementos, como base do diagnóstico na medicina chinesa. Todas as quartas e sextas-feiras, das 8h às 10h ou das 15h às 17h. Curso intensivo no fim de semana do dia 21. Local: Rua Cristina, 1.066, São Pedro. Informações e inscrições: (31) 3296-3705, francisco.yoga@gmail.com ou no site franciscoyogashiatsu.wordpress.com.

Formação e mestrado em ioga – A formação e o mestrado em ioga foram desenvolvidos para pessoas das áreas do conhecimento humano interessadas em se tornar profissionais do ensino de ioga, pessoas em processo de reorientação de carreira e quem busca no aprofundamento teórico-prático do ioga um caminho de autoconhecimento e realização pessoal com compromisso com a verdadeira ioga dos grandes mestres. As aulas começam em 6 de março, e o curso tem 10 meses de duração. As aulas e supervisão são da professora Maria José Marinho, iogueterapeuta e reiki máster, precursora do ioga em Minas Gerais, há 55 anos estudando e divulgando o ioga, em parceria com professores, assistentes e convidados, médicos, swamis e terapeutas. O curso é registrado e oficializado no Ministério do Ioga da Índia, com certificado de conclusão. Informações: (31) 3223-8340, WhatsApp (31) 99145-7178 ou www.pontoequilibrio.com.br. 
 
Cristais  e radiônicas -  A terapeuta holística Rose Ferraz está com agenda aberta para consultas de tarô, cristais e radiônicas. Informações e agendamentos: 
(31) 98757-6292. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)