(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VIDA INTEGRAL

O Tao da física

A ciência não precisa do misticismo e o misticismo não precisa da ciência, mas o ser humano precisa de ambos


postado em 18/08/2019 04:00 / atualizado em 14/08/2019 21:32

O primeiro livro do físico teórico Fritjof Capra foi publicado na Califórnia, em 1975. O autor foi um dos primeiros a falar da física quântica e na obra ele traça um paralelo entre a física moderna e o misticismo oriental. O Tao da física foi traduzido para 23 idiomas, com mais de um milhão de exemplares vendidos em todo o mundo, e tornou-se um best-seller em vários países. Neste livro, após fazer algumas colocações sobre a física de partículas subatômicas e sobre as bases do pensamento filosófico oriental (indiano e chinês), Capra traça um paralelo entre ambos.
 
Segundo o autor, a ciência não precisa do misticismo e o misticismo não precisa da ciência, mas o ser humano precisa de ambos. Ele se esforçou em reconciliar a física teórica com o misticismo oriental. Teve várias experiências que o marcaram tanto que o levaram a transcrevê-las para o papel, como já o havia feito Carlos Castaneda. Em 1972, Capra discutiu suas ideias com Werner Heisenberg.
 
“Tive várias discussões com Heisenberg. Na época (1972), eu vivia na Inglaterra, e visitei-o várias vezes em Munique. Mostrei-lhe o meu manuscrito inteiro, capítulo por capítulo. Ele estava bem aberto e interessado, e me disse algo que acho que não é de conhecimento público porque ele nunca o publicou. Ele disse que estava bem consciente desses paralelos. Enquanto  trabalhava na teoria quântica, ele foi à Índia para dar uma palestra e foi um convidado de Rabindranath Tagore. Ele conversou bastante com Tagore sobre filosofia indiana. Heisenberg me disse que essas conversas o ajudaram muito no seu trabalho em física porque elas lhe mostraram que todas aquelas novas ideias em física quântica não eram tão loucas assim. De fato, ele percebeu que havia toda uma cultura que apoiava ideias bem semelhantes. Heisenberg disse que aquilo foi uma grande ajuda para ele. Niels Bohr teve uma experiência semelhante quando foi à China”, conta Capra.
 
A O Tao da física seguiram-se outros livros do mesmo gênero nos quais Capra desenvolveu a ideia de que o misticismo oriental e as descobertas científicas da atualidade são parecidos, e também que o misticismo oriental tem respostas para muitas das questões que desafiam a ciência atualmente. O pensamento ocidental sempre foi marcado por uma predominância racional, em contraposição ao modo de pensar oriental que tem o misticismo como base. O livro se divide em três partes principais – O caminho da física, O caminho do misticsmo oriental e os paralelos – além de um índice analítico. A obra traça uma evolução cronológica da física, mostrando como o mundo era visto de maneira estática e finita desde o pensamento aristotélico até Newton, e passa a ser compreendido a partir do século 20 como em constante movimento e em expansão. É analisado o quanto a teoria da relatividade e a teoria quântica foram importantes para esta mudança de paradigmas.
 
 

Contatos

Medicinyoga para memória – A professora Maria José Marinho vem pesquisando, desde 1995, sobre o mal de Alzeihmer. Como atenuar, prevenir a doença, e com base no método do médico Dharma Singh Khalsa, sobre a longevidade do cérebro, reuniu-se com três médicos mineiros pesquisadores – George Luis Machado,  Flávio Cançado e  Maria Vitória Dinelli, professor, neurologista e geriatra – para evoluir nos seus estudos. Agora, oferece um workshop em que apresentará o resultado de toda essa pesquisa, e vai ensinar como o ioga e a medicina preventiva podem atenuar e até prevenir o Alzheimer. O revolucionário programa que aprimora a mente e a memória falará sobre prevenção, controle de estresse, regeneração cerebral, causas, etc. O curso dará vários exercícios. As aulas serão nos dias 23 e 30 de agosto, das 14h às 17h. Local: Av. do Contorno, 4.614, 10º andar, Funcionários. 

Leitura dirigida – Estão abertas as inscrições para o projeto Leitura Dirigida, da terapeuta ocupacional Talita Mary, que busca promover a leitura como um dos melhores recursos para estimular o cérebro e também como um recurso lúdico. O projeto será uma oportunidade para o surgimento de novas ideias e momentos de convivência para auxiliar no melhor entendimento de questões da vida. A leitura, a discussão e a criação de textos farão parte da dinâmica. Informações e inscrições: (31) 98371-9835.

Reiki – O Instituto Kaizen de Terapias Holísticas oferece seus cursos. Hoje, reiki ushui ocidental nível 2; dia 19, reiki ushui ocidental nível 3; dia 20, como associar o reiki com a cromoterapia, shiatsu e demais terapias holísticas; dia 21, cromoterapia científica; dia 22, karuna reiki nível 1; dia 23, karuna reiki nível 2; dias 24 e 25, workshop Magnified Healing®. Todos os cursoso serão das 8h30 às 19h. Informações e inscrições: (31) 3213-8843, WhatsApp (31) 99611-8666.
 
Cuidador de Idoso - O Centro de Referência na Formação e Capacitação de Pessoas (Crisol), oferece curso de cuidador de idoso, com certificado, com aulas somente aos sábados e encaminhamento ao estágio no fim do curso. Local: Rua Guarani, 597, Centro. Informações e inscrições: (31) 4101-7411, WatsApp (31) 99616-4542. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)