Publicidade

Estado de Minas VIDA INTEGRAL

Viver em paz para morrer em paz: um questionamento do que estamos fazendo com a nossa vida

O professor e filósofo Mario Sérgio Cortella, nos leva a pensar o que estamos fazendo com a nossa vida e o que falta faríamos ao mundo. O que vamos deixar de importante quando partirmos?


postado em 11/08/2019 04:00


 
Acredito que a maioria dos leitores desta coluna saiba quem é Mario Sérgio Cortella, e já tenha lido algum de seus livrou ou mesmo assistido alguma palestra ou mesmo trecho delas no youtube. Mas, para quem ainda não teve o prazer de ser apresentada a este excelente profissional, aí vai: trata-se de um filósofo, escritor e professor paranaense, graduado em filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira, mestre e doutor em educação pela PUC-SP. Ex-monge, em 1973 entrou para o convento da Ordem Carmelita Descalça, mas no ano seguinte abandonou para seguir a carreira acadêmica, por isso a espiritualidade está sempre presente em sua obra. Foi professor titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e de pós-graduação em Educação da PUC-SP.
 
O seu mais recente livro Viver em paz para morrer em paz aborda questões importantes como que falta você faria se não existisse? Para responder a essa pergunta, Cortella discute o que é importante nessa vida. Não é ser famoso e nem acumular coisas e propriedades, em uma obsessão consumista. Importante é ser importante para alguém, ou seja, fazer falta para alguém. Como? O autor aponta alguns caminhos e nos faz pensar sobre as razões da existência.
 
E como hoje é Dia dos Pais, não poderíamos eixar de indicar outro livro da bibliografia de Mário Cortella, que responde várias perguntas feitas por pais. Família: Urgências e Turbulências, responde perguntas que têm provocado preocupação em diversos segmentos da sociedade, especialmente entre os pais que percebem uma irrefreável erosão das relações familiares: como melhorar o convívio entre pais e filhos? Como educar os jovens? Como estipular limites a eles? Como ser presente na criação e educação dos filhos, diante da vida atribulada que os adultos têm? Como evitar a fragmentação das relações
familiares? Como não deixar que a tecnologia atrapalhe o convívio e os estudos? Como impor autoridade a jovens cada vez mais desacostumados a obedecer? Como lidar com crianças e jovens que parecem estar tão mimados, quanto despreparados para enfrentar as dificuldades da vida? A obra traz em suas páginas, além de respostas para estes e outros questionamentos, um posicionamento firme e claro: os pais que enfrentam situações como essas devem estar sempre alertas aos riscos que os conflitos em família podem provocar e, mais do que isso, devem adotar uma postura ativa, urgente e corajosa para encontrar soluções.
 
Contatos
 
Cuidador de Idoso – O Centro de Referência na Formação e Capacitação de Pessoas (CRISOL), oferece curso de cuidador de idoso, com certificado, com aulas somente aos sábados e encaminhamento ao estágio no fim do curso. Local: Rua Guarani, 597, Centro. Informações e inscrições: (31) 4101-7411, WatsApp (31) 99616-4542.

Leitura dirigida – Estão abertas as inscrições para o projeto Leitura Dirigida da terapeuta ocupacional Talita Mary, que busca promover a leitura como um dos melhores recursos para estimular o cérebro e também como um recurso lúdico. O projeto será uma oportunidade para o surgimento de novas ideias e momentos de convivência para auxiliar no melhor entendimento de questões da vida. A leitura, a discussão e a criação de textos farão parte da dinâmica. Informações e inscrições: (31) 98371-9835.

Palestras e cursos gratuitos – O IIPC-BH oferece palestras e curso gratuitos. Dia 14, às 15h e dia 17, às 16h, palestra sobre Superpopulação e evolução do planeta, quando abordarão população humana e parapopulação, teoria da fartura de energias conscienciais, assistencialidade e oportunidades evolutivas. No dia 21, às 15h a palestra será Dupla evolutiva e casamento convencional, quando falarão sobre exigências e concessões sadias na dupla evolutiva, afetividade sadia e programação existencial, relação entre sexualidade e energias, interferências multiexistenciais e extrafísicas nos relacionamentos. Dia 24 terá mais uma edição do Café com ciência, das 16h às 18h, com debate sobe o livro Dessoma – novas abordagens para o estudo da morte. A partir de amanhã, 12, terão início os cursos de Projeciologia e Conscienciologia, sempre às segundas e quartas, das 19h30 às 22h, até dezembro. Local: Rua Piaui, 361, 7º andar, Santa Efigênia. Informações e inscrições: (31) 3222-0056 ou pelo e-mail belohorizonte@iipc.org
 
Ioga - A Escola Ponto de Equilíbrio oferece curso de formação para terapeuta reiki módulo 1, cura tibetana pelas mãos que pode ser aplicada em casa, no trabalho, na família, nos animais, canalizando a energia de cura para harmonizar o corpo físico, a mente e as emoções, reduzindo o stress, resgatando a alegria de viver e autoconfiança. Dia 15 de agosto, feriado, de 8h às 18h. Maria José Marinho faz atendimentos individuais para aplicações de reiki, tratamentos terapêuticos, cartas de Mo (tibetanas) e aconselhamentos. Informações e inscrições: (31)3223-8340, (31) 99145-7178 ou pelo e-mail mjm@pontoequilibrio.com.br 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade