Conteúdo para Assinantes

Continue lendo ilimitado o conteúdo para assinantes do Estado de Minas Digital no seu computador e smartphone.

price

Estado de Minas Digital

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Assine agora o Estado de Minas digital por R$ 9,90/mês. Experimente 15 dias grátis >>

Estado de Minas

Campanha "Você Sabia?" ressalta importância do transporte coletivo


postado em 25/11/2018 05:06 / atualizado em 26/11/2018 14:14

A campanha desperta curiosidade com informações relevantes sobre o transporte coletivo(foto: divulgação)
A campanha desperta curiosidade com informações relevantes sobre o transporte coletivo (foto: divulgação)
Com objetivo de apresentar à população informações relevantes sobre o transporte coletivo, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), juntamente com o SINTRAM, recorreram a uma estratégia simples para destacar o lado positivo do transporte coletivo. Com o tema "Você Sabia?", a campanha instiga a curiosidade dos usuários de Belo Horizonte e Região Metropolitana (RMBH) com dados e informações sobre o modal de transporte.


Segundo Roberto Sganzerla, assessor de comunicação e marketing das entidades, além de mostrar algumas curiosidades e informações do dia a dia do transporte público, a campanha busca, especialmente, expor a valorização do serviço essencial como importante mola de propulsão tanto da economia quanto da mobilidade. "A intenção também é mostrar o quanto o transporte público pode ser eficiente e ecológico, com base em dados técnicos que o SetraBH e Sintram possuem, sobre qualidade na prestação de serviço, de seus profissionais, toda a estrutura que envolve o sistema, entre outros", comenta.


Questões importantes são abordadas nas peças desenvolvidas para a ação. "Destacamos os pontos positivos do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus de Belo Horizonte, mesclando com alguns dados nacionais de visão da sociedade sobre o sistema em todo o país, com curiosidades de interesse da população e dados técnicos da cidade", destaca Sganzerla.

CURIOSIDADES O treinamento oferecido aos operadores do Sistema e a manutenção preventiva realizada nos ônibus, curiosidades sobre como, quando e onde o primeiro ônibus surgiu, quantas viagens são realizadas por dia e por mês, quantos quilômetros a frota roda por dia, quantos empregos são gerados são alguns temas abordados nas peças. Além disso, a mobilidade urbana também é tratada: pesquisas mostram que as pessoas dão mais valor para a mobilidade que ao próprio carro. As peças explicam que, deixando o automóvel em casa, além de economizar, a pessoa contribui para a mobilidade urbana e para o meio ambiente, pois os ônibus transportam 70% dos passageiros ocupando apenas 25% do espaço nas ruas.


A sustentabilidade é um ponto alto da campanha. Os ônibus urbanos são responsáveis por apenas 3% da emissão de CO2, e a frota de Belo Horizonte e RMBH utiliza o diesel S10, que é um combustível muito menos poluente. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as empresas operadoras do sistema de transporte coletivo urbano por ônibus da Capital e Região Metropolitana de Minas Gerais, estão entre as que oferecem "empregos verdes", responsáveis por reduzir o impacto ambiental e contribuir para a preservação ou restauração da qualidade ambiental.


Publicidade