(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas MUNDO AVE

Saiba qual é o alimento ideal para cada pássaro

Cada animal tem sua própria necessidade nutritiva. Especialista diz que o que é ideal para um pode não satisfazer o outro


postado em 13/06/2015 06:04 / atualizado em 12/06/2015 18:06

Em dias mais quentes, picolé de frutas pode ser oferecido para os pássaros se refrescarem(foto: Ramon Palhares/Divulgação)
Em dias mais quentes, picolé de frutas pode ser oferecido para os pássaros se refrescarem (foto: Ramon Palhares/Divulgação)

Podem ser periquitos, canários, papagaios, araras, maritacas ou calopsitas. Normalmente, quem tem um pássaro em casa acaba cuidando de vários outros. As pessoas acabam criando o costume de dar o mesmo alimento para todas as aves. De acordo com o biólogo do Parque Vale Verde Ramon Palhares, cada animal tem sua própria necessidade nutritiva. O que para um é o ideal, para outro pode não satisfazer. “Nas casas de rações é possível encontrar uma variedade enorme de substâncias alimentares. Para aqueles que têm medo de oferecer o alimento inadequado, o mais recomendável é dar ração, que é o ponto-chave da alimentação tanto dos pássaros, quanto de qualquer outro animal. Ela tem os nutrientes necessários para cada espécie.”

Assim como os vegetais são importantes para que as pessoas tenham mais saúde e qualidade de vida, esses alimentos orgânicos são essenciais para o bem-estar dos animais. Mamão, maçã e banana são as frutas prediletas das aves. Mas as sementes também podem ser uma ótima escolha. “Elas são importantes por ser alimentos que os pássaros conseguem encontrar facilmente na natureza. Porém, as sementes não podem ser oferecidas todos os dias porque têm uma quantidade de gordura maior do que os outros nutrientes e por serem saborosas para eles, os pássaros só vão comê-las.”

O biólogo explica, ainda, que as sementes servem mais para o animal poder se divertir do que para alimentar, já que as aves gastam muita energia brincando com a semente ao tentar abri-la. “A dica é colocar sementes escondidas em um monte de serragens por exemplo, pegar o feno e colocar em um recipiente, embaixo, e tampar.”

Em dias mais quentes é possível oferecer picolés para que elas possam se refrescar. Segundo Ramon, basta pegar alguns pedaços de frutas, colocar em um copinho de plástico com água e levar ao congelador por algumas horas. Depois, é só tirar o recipiente que foi colocado e oferecer às aves. “Elas lambem ou bicam o gelo e se refrescam e brincam com o alimento. É uma excelente forma de enriquecer a alimentação.”

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)