Publicidade

Estado de Minas

Empresas campeãs por segmento se destacam na pesquisa Marcas mais prestigiadas em MG

As 72 marcas que participaram da avaliação foram divididas em onze segmentos


postado em 10/12/2012 12:53 / atualizado em 10/12/2012 14:00

Na disputa entre plano de saúde, drogaria e laboratório, Unimed fica em 1º lugar(foto: Agência Nitro/Divulgação)
Na disputa entre plano de saúde, drogaria e laboratório, Unimed fica em 1º lugar (foto: Agência Nitro/Divulgação)


Serviços públicos, Siderurgia e metalurgia, Telecomunicações, Alimentos, Construtoras de imóveis, Saúde, Educação superior, Veículos, Bancos, Varejo e Mineração. Esses são os onze setores nos quais foram divididas as 72 empresas que participaram da pesquisa “Marcas mais prestigiadas em Minas”, realizada pelo Grupo Troiano de Branding, em parceria com a Idéia Comunicação Empresarial.

A classificação, em cada um dos segmentos, foi feita conforme a posição no ranking geral. As marcas que conquistaram os primeiros lugares foram os Correios, Usiminas, TIM, Nestlé, MRV Engenharia, Unimed, PUC Minas, Fiat, Banco do Brasil, Carrefour e Vale. “Os mais bem colocados em cada segmento demonstram um poder de mercado quando comparado aos seus concorrentes do mesmo setor. Ser bem reconhecido na comparação é um grande prêmio”, ressalta o presidente do Grupo Troiano de Branding, Jaime Troiano.

CONSTRUTORA DE IMÓVEIS
Algumas marcas tiveram dificuldades, como a MRV Engenharia, que ficou em 35º lugar no ranking geral e disputou com outras dez construtoras a liderança no segmento. O resultado final deixou o diretor de Marketing e Vendas da MRV Engenharia, Rodrigo Resende, orgulhoso e feliz pelo reconhecimento do trabalho feito pela MRV: a marca ficou em primeiro lugar.

Para o diretor, com essas pesquisas é possível fazer mudanças a partir das opiniões dos clientes, seus anseios e suas necessidades. “Sem elas não conseguimos ter um feedback correto de qual caminho devemos seguir”, explica Rodrigo. “Temos como missão oferecer o melhor custo/beneficio do mercado, essa é a forma como gostamos de ser lembrados”.

SAÚDE
Conquistar o primeiro lugar no segmento Saúde também não foi fácil para a Unimed. Ela disputou com outras quatro marcas, porém não eram apenas planos de saúde, mas também laboratórios e drogarias. “Ser a primeira colocada no segmento constata o reconhecimento por um trabalho que vem sendo construído diariamente, sempre pensando no melhor para o cliente”, afirma o diretor-presidente da Unimed-BH, Helton Freitas.

Pesquisas de avaliação da marca são importantes meios para auxiliar a melhoria dos processos, afirma Helton. “A Unimed-BH, em parceria com institutos de referência no mercado, realiza há mais de uma década pesquisas anuais para verificar a satisfação dos clientes em diversos aspectos. O objetivo da Cooperativa é buscar sempre traduzir as manifestações dos clientes em oportunidade de melhoria” conclui.

Segundo o diretor-presidente, não existe uma fórmula para o sucesso. O cliente quer segurança, e conhecer o histórico da empresa é fundamental. “É preciso gostar do que se faz, fazê-lo bem e focar no que é relevante para o cliente”, ressalta.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade