(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Desastre da Mina do Córrego do Feijão se transforma em atividade interdisciplinar

Sensibilizados pelo desastre ocorrido em Brumadinho, professores do Colégio Loyola criam o projeto 'Vale Tudo?', no qual cerca de 200 alunos desenvolveram blogs que discutiram problemas sociais e seus impactos


postado em 13/06/2019 17:49 / atualizado em 13/06/2019 18:48

(foto: Blog Vale Tudo/Divulgação )
(foto: Blog Vale Tudo/Divulgação )

Os impactos ambiental e social provocados pelo mar de lama que varreu parte do município de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em 25 de janeiro de 2019, estarreceram todo o Brasil. Não foi diferente com professores do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Loyola. Por causa do desastre, eles criaram uma atividade interdisciplinar em que os alunos, de 13 e 15 anos, estudaram temas relativos ao paradoxo do desenvolvimento versus a perda da humanidade e transformaram a pesquisa em material de acesso público.

Daniela Lacerda, professora de história; Luiz Alexandre, professor de ensino religioso; César Almeida, professor de matemática; e Fabrício de Oliveira, professor de matemática criaram o projeto “Vale Tudo?”, logo após o ocorrido. Por meio de pesquisas, dados estatísticos e outros problemas sociais, os alunos construíram blogs sobre os temas: direitos humanos; consciência socioambiental; valores e princípios morais; a situação dos refugiados no Brasil e no mundo; o uso de agrotóxicos; a preservação das reservas indígenas; a mão de obra escrava e análoga ainda presente, e infraestrutura urbana.

A ideia surgiu em uma conversa entre os professores, de acordo com Daniela Lacerda. “Inicialmente, o meu intuito era achar uma forma de abordar os regimes político-econômicos dentro de sala de aula utilizando temas atuais. Dentre os objetivos, estão questionamentos sobre o consumismo, responsabilidade social, o protagonismo de cada cidadão voltado para o bem comum, tendo em vista comunidades justas, democráticas e inclusivas. O ideal é que os estudantes repensem suas atitudes e que se preocupem com o uso de trabalho escravo e de agrotóxicos, por exemplo.”

Divididos em 48 grupos, os alunos pesquisaram sobre seus respectivos temas para a montagem dos blogs. A primeira etapa incidiu na escolha de notícias e análise crítica sobre cada uma delas. Em seguida, foi realizada uma pesquisa para coleta de dados e conclusão final sobre os assuntos debatidos. Todos os projetos foram apresentados em sala de aula. Já a fase final do “Vale Tudo?” consistiu em um júri simulado, em que os estudantes debateram em conjunto alguns temas selecionados.

A escolha das disciplinas foi fundamental para desenvolver o trabalho. Nas aulas de história, os alunos estudaram sobre conceito e origem dos sistemas político-econômicos e escolheram as matérias jornalísticas pesquisadas como base para a produção de todo o conteúdo. Já na matemática, os estudantes usaram as aulas de estatística e produção de gráficos para interpretar pesquisas quantitativas. Nas aulas de ensino religioso, os adolescentes discutiram e refletiram sobre valores sociais, o lugar que ocupam na sociedade e a importância disso.

Encarar as duras realidades do mundo e seus reflexos na sociedade foi o que impactou a estudante Paula Lopes Soares, 14 anos. Com a construção do blog “Bastidores de uma indústria: vale explorar a mão de obra?”, criado por Paula e outros colegas, a jovem passou a conhecer fatos de que não tinha a menor ideia. “Descobrir que o trabalho escravo e infantil é extremamente utilizado no mundo, inclusive por marcas que eu gosto e consumo, foi estarrecedor! É algo muito pior do que se possa imaginar. Minha mentalidade mudou completamente. Vou evitar comprar dessas empresas.”

REALIDADE Além disso, Paula se viu criando uma missão própria. “Ver que muita gente, assim como eu, não tinha conhecimento sobre essa realidade foi surpreendente. Quero, pelo menos, fazer o meu papel, que é conscientizar as pessoas. Esse é o começo para uma mudança. O Colégio promove projetos de cidadania e nos incentiva a dar sugestões do que podemos fazer para evoluir enquanto sociedade.”

É sobre essa e outras realidades que os professores querem que os alunos reflitam: “A importância em um projeto como este está em discutir importantes valores, como o olhar e pensar no próximo. Num mundo que não nos permite tempo para a reflexão, observar além do nosso universo particular e pensar em formas de agir para melhorar esse contexto é a proposta. É preciso que os alunos se conscientizem de que pequenas ações podem interferir globalmente”, esclarece Daniela Lacerda.

Sob domínio público, os blogs apresentam matérias jornalísticas, dados estatísticos e uma análise crítica dos estudantes acerca dos temas debatidos. Eles ficarão no ar por tempo indeterminado. Confira!

Links:

https://eduardamcamargos.wixsite.com/portal-mundo

https://daviblf.wixsite.com/meublog-1

https://mflopesla.wixsite.com/agrotoxicos

https://thomazvalentim4.wixsite.com/reservasindigenas9a

https://luapgm30.wixsite.com/escravosdamoda

https://igormatos5.wixsite.com/valetudo9a

https://laurinharache.wixsite.com/meusite

https://lauraaraujobuldrin.wixsite.com/valetudo

https://lucianaptbaeta.wixsite.com/aquepontochegamos

https://matheusportellatel.wixsite.com/meusite

https://mltriginelli.wixsite.com/meusite-1

https://mepvbh.wixsite.com/pvsite

https://lobattzara.wixsite.com/mao-de-obra

https://trabalho2019loyola.wixsite.com/loyola

https://malubuenoliveira.wixsite.com/infrablog

https://bemenezes4.wixsite.com/meusite

https://anamariavalenteamv.wixsite.com/meusite

https://franciscomartinsst.wixsite.com/vale-tudo-refugiados

https://anaclaraalves30.wixsite.com/meusite

https://grupo4turmac.wixsite.com/meusite

https://anabuldrini1.wixsite.com/meusite

https://valedestruiromeioa.wixsite.com/arthurelias

https://rafaelaromanelli22.wixsite.com/assuntosdecidade

https://thomazm0810.wixsite.com/meusite

https://coutoliliana.wixsite.com/website-1

https://botbrenobraw.wixsite.com/trabalhovaleapena

https://borattofernanda.wixsite.com/valetudoagrotoxicos

https://trabalhomagis2019.wixsite.com/website3344

https://manubpguimaraes.wixsite.com/website

https://destruicaoambiental.wixsite.com/website-1

https://alegspecht.wixsite.com/dojeitoqueformelhor

https://bitrindadev.wixsite.com/meusite

 

https://anaclarabernis.wixsite.com/meusite

https://antoniaebia.wixsite.com/meusite

https://clarahdk.wixsite.com/meusitemagis

https://edigom4.wixsite.com/meusite

https://beatricesoares2.wixsite.com/meusite

https://henriquecpardini.wixsite.com/meioambiente

https://gabrielafaria149.wixsite.com/meusite

https://thiagowab1.wixsite.com/wernecknews

https://anajuliamiranda5.wixsite.com/magis123

https://eduardoladeirahgn.wixsite.com/meu-site

https://lfaraujolodi.wixsite.com/meusite

https://lucasdriosd.wixsite.com/nospelosindigenas

https://elisachiaris.wixsite.com/meusite

https://andrepcbrant2.wixsite.com/meusite

https://matheusfagundesara.wixsite.com/grupoacjm

https://igoraraujo4002.wixsite.com/qqcpdpmim   


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)