(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Projeto itinerante apresenta novo acordo ortográfico com teatro, filme e muita criatividade


postado em 02/07/2013 18:57

Com a proposta de ensinar as novas regras do acordo ortográfico da língua portuguesa, o projeto itinerante "Na Ponta da Língua" retorna nesta quinta-feira a BH. A visita, que já percorreu inúmeras escolas de cidades mineiras, promete trazer mais ludismo e diversão às crianças da capital. A iniciativa utiliza filmes, teatros e cartilhas para auxiliar estudantes da rede pública a compreender as novas regras ortográficas. Para Lina Rosa, idealizadora do projeto, a reforma traz a necessidade de reaprender a língua e se o aprendizado aparecer em um formato mais lúdico, bem humorado e divertido, aprender fica fácil. Uma das propostas, segundo Lina, é aproximar da realidade das crianças atualmente.

O projeto é financiado pelo Sesi Minas e tem como proposta contribuir na formação dos trabalhadores do futuro. O consultor do Sesi, Thiago Araújo, acredita que as salas de aula têm que tentar buscar novas fórmulas, já que disputam com celulares, internet, ipads e informações sem limites. 'É uma guerra imagética" declara. Por isso, músicas, espetáculos teatrais, vídeos e um site sobre o assunto também fazem parte do material. O projeto foi criado em 2010, com uma cartilha informativa sobre o acordo ortográfico e já realizou ações nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Goiás. Nas cidades mineiras, mais de 31 mil alunos assistiram a 165 apresentações em 50 escolas da rede pública de ensino.

Segundo a produtora Janaína Ercolin, 20 pessoas participam por apresentação incluindo atores e técnicos, que viajam por todos os cantos do país levando conhecimento por meio da diversão, arte e ludismo. O dramaturgo Leonardo Rocha
ajudou a transcrever os vídeos do projeto em teatro, transpondo as barreias do computador e se aproximando das crianças durante os espetáculos. "Também sou formado em Letras e isso me ajudou bastante. Nós buscamos adicionar uma pitada de humor nos diálogos para atrair ainda mais a atenção dos estudantes", finaliza.

Todas as apresentações são gratuitas e o projeto atende escolas públicas, por meio de agendamento com a produção. Mais informações no site www.napontadalinguaportuguesa.com.br


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)