(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Novo presidente do Inep tranquiliza estudantes e mantém cronograma do Enem

Alexandre Lopes foi nomeado para ocupar vaga de Elmer Coelho Vicenzi, que deixou o cargo nessa quinta-feira


postado em 17/05/2019 16:00

Novo presidente do Inep, Alexandre Lopes mantém cronograma de provas do Enem(foto: Divulgação/MEC)
Novo presidente do Inep, Alexandre Lopes mantém cronograma de provas do Enem (foto: Divulgação/MEC)
Mais de cinco milhões de estudantes já se inscreveram para realizar as provas do Enem neste ano e a preocupação com o cronograma do exame já é natural. Acima disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tratou de tranquilizar os inscritos após nova troca na presidência. Mesmo com a ‘turbulência’, as datas e estrutura da avaliação nacional estão mantidas.

As inscrições se encerram nesta sexta-feira e as provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro.

Alexandre Lopes foi nomeado nesta sexta-feira, um dia após a demissão do presidente Elmer Coelho Vicenzi - o MEC diz que ele pediu a rescisão -, e confirmou a manutenção do cronograma do exame. Em entrevista à TV MEC e ao portal do ministério, Lopes afirmou que o Inep, instituição responsável pela prova, vai ‘trabalhar junto’ com o MEC para que ‘tudo ocorra com tranquilidade’.

Além da mudança no comando, o Inep enfrenta outros ‘percalços’ na caminhada até a realização do exame. No início de abril, o instituto também precisou confirmar a manutenção do cronograma. O problema da vez era a falência da gráfica contratada para imprimir os testes. À época, em nota, a resposta foi de que existiam ‘alternativas seguras sendo avaliadas’.

O novo presidente do Inep já exerceu diversas funções na administração pública como, por exemplo, secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização, e subsecretário de Políticas Públicas do Governo do Distrito Federal. “Quero trazer essa experiência de gestão em vários órgãos para o Inep para que a gente consiga cumprir nossa missão institucional com sucesso”, destacou.

O novo presidente também ressaltou a importância do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e lembrou que as inscrições iniciam na próxima segunda-feira (20) e se encerram no dia 31 de maio. O cadastro é gratuito, pela internet, no Sistema Encceja. As provas serão aplicadas em 25 de agosto, nos turnos da manhã e tarde.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)