Publicidade

Estado de Minas

Campeonato Estadual de Matemática levará vencedores para a NASA

Prêmios também incluem bolsas de estudo para cursos de Engenharia e Ciência da Computação


postado em 22/04/2019 18:19 / atualizado em 22/04/2019 18:28

'O Brasil precisa estimular o estudo da matemática, porque ela é essencial para a pesquisa de ciência básica', diz Aline Oliveira, coordenadora do CEM(foto: Bárbara Teixeira/Divulgação )
'O Brasil precisa estimular o estudo da matemática, porque ela é essencial para a pesquisa de ciência básica', diz Aline Oliveira, coordenadora do CEM (foto: Bárbara Teixeira/Divulgação )


O 1º Campeonato Estadual de Matemática (CEM), destinado a estudantes do ensino médio, oferece como prêmio aos vencedores uma viagem a Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, para conhecerem a NASA, a agência espacial norte-americana. Promovido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE), em parceria com o Movimento EcoDom, o CEM tem inscrições abertas até 30 deste mês.

O campeonato serve como treinamento complementar para o Enem e é voltado para alunos do 2º e 3º anos do ensino médio, estudantes do projeto Educação de Jovens Adultos (EJA), de cursos técnicos e para aqueles que já concluíram seus estudos desses dois últimos anos.

“O objetivo do CEM é difundir a cultura do estudo da matemática, motivando os professores a estimular jovens talentos nessa área, além de estabelecer parcerias e maior diálogo com o mercado de trabalho”, explica a professora Aline Almeida Oliveira, coordenadora do CEM. “Os professores sabem como identificar aqueles alunos com aptidão pela matemática e o campeonato é uma oportunidade para que eles possam ajudar esses alunos a descobrir seu potencial”, diz ela. “O Brasil precisa estimular o estudo da matemática, porque ela é essencial para a pesquisa de ciência básica”, comenta a professora.

O campeonato é regulamentado por um edital específico e pode ser acessado no link http://bit.ly/2UCje47. Ele será organizado por meio de etapas eliminatórias, com conteúdo alinhado com o nível de conhecimento exigido em escolas do ensino médio. Em maio, será realizada uma prova de seleção em que serão escolhidas as equipes de cada escola.

Nas fases seguintes, que se estenderão até setembro, as equipes terão de solucionar desafios e exercícios que serão disponibilizados na plataforma do EcoDom. Na última etapa, em outubro, as duplas representantes das escolas serão submetidas a desafios matemáticos e de raciocínio lógico em tempo real e presencial, em formato de “mata-mata”, até chegar ao resultado final.

Como prêmio, a dupla vencedora e seu professor ganharão uma viagem para conhecer o Centro Espacial da NASA, chamado Kennedy Space Center, localizado na Flórida, EUA, onde estão dispostos módulos lunares, espaçonaves, foguetes e um exemplar do Space Shuttle Atlantis. Os ganhadores do segundo lugar conhecerão o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos (SP). Outros prêmios incluem bolsas de estudos para os cursos de Engenharia Civil e Ciência da Computação.

As inscrições para o CEM são gratuitas, abertas a todos os interessados que se qualificarem no edital e podem ser feitas na plataforma do Movimento EcoDom (http://bit.ly/2VNFPXN). As escolas participantes também precisarão indicar na inscrição o professor treinador da equipe. Esses professores receberão um treinamento especial para conduzirem as etapas do CEM em suas escolas.


Publicidade