Publicidade

Estado de Minas

Quase 30% candidatos inscritos faltam no segundo dia de prova do Enem 2018

Entre os 5.513.749 candidatos inscritos no Enem, 1.610.681 %u2013 o equivalente a 29,2% - faltaram ao segundo dia de provas realizadas neste domingo. Ao todo, 66 alunos foram eliminados


postado em 11/11/2018 20:35 / atualizado em 11/11/2018 21:38

Estudantes fazem provas do Enem na PUC Minas, no Campus Coração Eucarístico. Na foto, estudante chegando atrasada e cai duas vezes antes de entrar(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Estudantes fazem provas do Enem na PUC Minas, no Campus Coração Eucarístico. Na foto, estudante chegando atrasada e cai duas vezes antes de entrar (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

Entre os 5.513.749 candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 1.610.681 – o equivalente a 29,2% - faltaram ao segundo dia de provas realizadas neste domingo. No domingo passado, primeiro dia de aplicação das provas, foram registrados 24,9% de estudantes ausentes, o que foi considerado o menor índice desde 2009, quando o exame passou a ser aplicado em dois dias. “Historicamente o índice de ausentes no segundo dia das provas tem sido sempre maior do que no primeiro dia, mas os ausentes deste segundo dia foram menores do que em anos anteriores”, disse ontem o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva. Segundo ele, isso ocorre porque alguns alunos desistem por acreditar não terem ido bem no primeiro dia de exames. Ao todo, 66 alunos foram eliminados: 64 por descumprirem as regras previstas no edital do exame, um por ter sido flagrado em revista no detector de metais e outro porque se recusou a coletar dados biométricos.
Segundo Rossieli não houve registro de casos que tenham impedido alunos de realizarem o exame, que obrigasse o Ministério da Educação a reaplicar o exame. Na semana passada, a aplicação das provas foi interrompida por problemas na rede elétrica em Franca, no interior de São Paulo, e no município de Porto Nacional, em Tocantins.

No segundo dia de provas, os candidatos resolveram 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza - que engloba as disciplinas de Química, Física e Biologia. Os candidatos responderam questões sobre mutação genética, rastreamento de bagagem nos aviões e corrente elétrica dos peixes, além de genética das plantas, o uso de combustíveis em veículos e a teoria das eleições. Uma das questões se inspirou no game Minecraft, requerendo dos candidatos que calculassem a dimensão de um cubo.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade