(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Provas de Matemática e Ciências da Natureza do Enem serão aplicadas neste domingo em todo o Brasil

Nesta edição, candidatos terão 4 horas e 30 minutos para resolver as 90 questões. Locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h. A aplicação começa às 13h30 e termina às 18h


postado em 11/11/2018 09:28 / atualizado em 11/11/2018 11:19

No último domingo, candidatos esperavam início da prova na Fafich(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
No último domingo, candidatos esperavam início da prova na Fafich (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 terá seu segundo dia aplicação neste domingo, 11 de novembro, com as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os participantes terão 4 horas e 30 minutos para resolver 90 questões. Os 30 minutos a mais no segundo domingo são novidade desta edição. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h. A aplicação começa às 13h30 e termina às 18h30. Participantes de todas as Unidades da Federação devem seguir o Horário de Brasília. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta que os inscritos dos estados com fuso diferente façam a conversão para o horário local.


O Enem 2018, que marca os 20 anos de criação do Exame, é aplicado em 10.718 locais de prova e em 1.725 municípios brasileiros. Em Porto Nacional (TO) e Franca (SP), os 1.752 participantes afetados pela interrupção de energia elétrica no primeiro dia de provas, 4, devem fazer as provas de Matemática e Ciências da Natureza normalmente, neste domingo, 11. O direito à reaplicação, em dezembro, valerá apenas para as provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas. O Enem 2018 registrou o menor percentual de ausentes desde 2009, quando passou a ter dois dias de aplicação: 24,9% dos inscritos não compareceram no domingo passado. Mais de 5,5 milhões de pessoas estão inscritas na edição.

Mesmo quem faltou pode ir ao segundo dia de provas e usar os resultados como autoavaliação. Na manhã deste domingo, a taxa de visualização do Cartão de Confirmação da Inscrição supera 89,5%. O documento segue disponível na Página do Participante e no Aplicativo do Enem. Para fazer a prova é obrigatório levar apenas um documento oficial com foto e caneta esferográfica preta de tubo transparente. Não serão aceitos documentos digitais. A relação dos documentos válidos está no Site do Enem. O gabarito oficial será divulgado em 14 de novembro, juntamente com os Cadernos de Questões.

Todas as medidas de segurança estão mantidas este ano e neste segundo domingo. O número de detectores de ponto eletrônico aumentou cinco vezes. Há vistoria com detectores de metais na entrada de todos os banheiros dos locais de aplicação. E será realizada nova coleta de dado biométrico de todos os participantes, durante a aplicação. A prova do Enem é personalizada com o nome e número de inscrição, além de um código de barras que permite identificar o participante e o local de prova.

Perfil do Participante – A região Sudeste tem 36,6% dos 5,5 milhões de inscritos, seguida pelo Nordeste, com 32,8%. As mulheres representam 59% dos participantes, que estão concentrados na faixa etária dos 17 anos (17%), 18 anos (15,9%) e 19 anos (10,6%). A faixa dos 21 a 30 anos reúne 27,8% dos participantes. Além disso, 58,7% dos inscritos já concluiu o Ensino Médio, enquanto 29,7% está cursando o último ano em 2018. Os “treineiros”, participantes que fazem o Enem em busca de uma autoavaliação, representam 10,6% dos inscritos de 2018.


Não perca, neste domingo gabarito extraoficial das provas do Enem 2018, parceria Chromos/Portal Uai.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)