Publicidade

Estado de Minas

Enem 2018: parceria do Portal Uai e Chromos divulga gabarito extraoficial neste domingo

A equipe de professores da instituição, além de fechar e lançar as respostas, gravará vídeos, em tempo real, resolvendo e comentando todas as questões


postado em 09/11/2018 17:04 / atualizado em 10/11/2018 19:45

(foto: EM/D.A Press )
(foto: EM/D.A Press )
Estudantes em todo Brasil vão fazer as provas de ciências da natureza e matemática, neste domingo (11), no segundo domingo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018). Com o objetivo de participar da jornada dos alunos, o Chromos Colégio e Preparatório, em parceria com o Portal Uai, promoverá a correção e divulgação antecipada do gabarito extraoficial pelo sétimo ano consecutivo.

A equipe de professores da instituição, além de fechar e lançar as respostas, gravará vídeos, em tempo real, resolvendo e comentando todas as questões. O Gabarito Chromos Enem, como é conhecido, reúne mais de 90 professores de diversas áreas do conhecimento, todos especializados no exame nacional.


Para este segundo domingo de provas, os candidatos terão cinco horas. O tempo de aplicação dos testes aumentou em relação ao ano passado, quando os alunos tiveram quatro horas e 30 minutos para resolver as questões. “ [A extensão do tempo] foi pedida por conta da prova, o que foi atendido este ano. Pela primeira vez teremos 30 minutos a mais.”, disse o ministro da Educação, Rossieli Soares.

Ele reforçou as recomendações feitas aos estudantes no primeiro dia de aplicação do exame, domingo passado (4), que levem caneta esferográfica de tinta preta e tubo transparente e que cheguem ao local de prova, que o mesmo, com antecedência. "Chegar cedo é muito importante, para não virar meme [piada na internet]”, brinca o ministro.

Os estudantes devem levar ainda obrigatoriamente um documento com foto. Não serão aceitas carteiras de identidade digitais porque o uso de aparelhos eletrônicos é proibido no exame. A lista dos documentos aceitos está disponível no portal do Enem.

No último domingo, 4,1 milhões de estudantes fizeram o exame, registrando-se o menor percentual de faltosos desde 2009 - 24,9% do total de 5,5 milhões de inscritos. Foram aplicadas provas de linguagem, ciências humanas e redação.  

Em dois locais, a prova foi suspensa por falta de energia elétrica: Porto Nacional, no Tocantins, e Franca, em Sâo Paulo. De acordo com o ministro, os estudantes inscritos nas duas cidades deverão participar do segundo dia de aplicação de provas e repor o primeiro dia em dezembro.

Para Rossieli, a aplicação das provas no primeiro dia do Enem “foi sucesso. A parte de logística, vamos repetir, sempre cuidando muito de segurança”. Neste ano, os locais de aplicação do Enem contam com cinco vezes mais detectores de metal. Todos os banheiros passaram a contar com detectores. O exame é monitorado, pela primeira vez, no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional,  além dos centros integrados de comando e controle regionais, distribuídos pelas unidades da Federação.

 

COMO TER ACESSO AO GABARITO EXTRAOFICIAL

 

Os interessados em ter acesso com exclusividade a esse resultado podem se inscrever no hotsite da campanha para receber o aviso da publicação no celular. Pelas redes sociais do Chromos (FacebookInstagram e Youtube), logo após o término da prova, será possível acompanhar também os vídeos com as questões comentadas.

Programação da ação
 
Até 11/11: cadastre-se no hotsite para receber o gabarito, em primeira mão.
11/11 (a partir das 18h30): confira o gabarito e questões comentadas do 1º e do 2º dia (domingos).
14/11: previsão de divulgação do Gabarito Oficial.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade