(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PUC abre seleção para novo curso de medicina

O curso será ministrado no câmpus Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As inscrições para a primeira turma serão abertas no dia 7, com previsão para início das aulas em agosto


postado em 01/05/2018 06:00 / atualizado em 01/05/2018 08:02

Previsão para início das aulas é agosto deste ano(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Previsão para início das aulas é agosto deste ano (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

Autorizada há cerca de um mês pelo Ministério da Educação (MEC) a ofertar o curso de medicina no câmpus Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) abre, no dia 7, as inscrições do processo seletivo para a primeira turma, com previsão para início das aulas em agosto. Na mesma data da permissão assinada pelo ministro Mendonça Filho, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 6 de abril, foi suspensa a criação de novas graduações na modalidade pelos pelos próximos cinco anos.

Segundo o pró-reitor adjunto do câmpus Contagem professor Robson dos Santos Marques, a universidade aposta no sucesso do início do curso no segundo semestre deste ano. “A expectativa é muito boa. Há quatro anos estamos nessa caminhada, que acaba de ser aprovada pelo MEC. É o primeiro curso de medicina de Contagem e nós somos a única instituição de ensino superior que fornece o curso na cidade”, explicou o professor.

A caminhada da qual o professor se refere é a do processo de permissão de oferta do curso na cidade da Grande BH. De acordo com ele, em 2013, Contagem foi uma dos municípios aceitos pelo MEC e pelo Ministério da Saúde para ofertar o curso de medicina. “Quarenta e duas cidades participaram da seleção nacional, sendo que 37 foram selecionadas. Nesse processo, são avaliados vários pontos, como o local onde os alunos poderiam exercer a prática da medicina, quais são as unidades de saúde de cada cidade etc.”, ressaltou. Contagem, segundo o pró-reitor, teve a segunda maior nota nacional, levando em conta todos esses fatores.

“Diante de vários concorrentes, ficamos em primeiro lugar e tivemos a nossa aprovação com a portaria do MEC nos autorizando a iniciar o curso. Os contagenses estão muito otimistas e esperançosos com a oferta do curso de medicina na cidade”, destacou o professor.  A formação já é oferecida pela PUC Minas nos câmpus Betim, também na Grande BH, e Poços de Caldas, no Sul de Minas.

INSCRIÇÕES O processo seletivo para a primeira turma de medicina da PUC Minas de Contagem começa na segunda-feira, dia 7. Das 50 vagas ofertadas, cinco serão bolsas integrais. Para os candidatos, inscritos exclusivamente nessa última modalidade, as inscrições vão até 21 de maio, no setor de Atendimento Integrado ao Aluno, situado no prédio 4 do Câmpus Contagem (Rua Rio Comprido, 4.580, Bairro Cinco). A universidade levará em conta se o candidato é cidadão brasileiro, se não tem diploma de curso superior e se possui renda familiar mensal, per capita, não superior ao valor de um salário mínimo e meio. Para as 45 vagas restantes, os candidatos podem se inscrever até 4 de junho. Em ambos os casos, a instituição levará em conta a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre 2013 a 2017. O valor de inscrição é de R$ 65.

Para os candidatos às bolsas, o resultado do processo seletivo sai até o dia 30 deste mês, com a matrícula em primeira chamada, contendo a análise de documentação, em 4 de junho, das 8h às 19h. A segunda chamada será no dia 6 de junho, também no mesmo horário da primeira. Os outros candidatos terão resultado divulgado no dia 21 de junho, sendo que a matrícula em primeira chamada será em 25 de junho e a em segunda, no dia 27 do mesmo mês, também das 8h às 19h.Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3319-4444.

* Estagiário sob supervisão
da subeditora Rachel Botelho


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)