(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Divulgação do resultado do Enem dá a largada rumo à universidade

Com a nota, os 5,7 milhões de candidatos agora podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir de segunda-feira


postado em 09/01/2016 06:00 / atualizado em 09/01/2016 08:14

O casal de namorados Gabriela e Álvaro passou o dia na frente do computador à espera do resultado e ainda enfrentou congestionamento na página(foto: Cristina Horta/EM/D.A.Press)
O casal de namorados Gabriela e Álvaro passou o dia na frente do computador à espera do resultado e ainda enfrentou congestionamento na página (foto: Cristina Horta/EM/D.A.Press)

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no fim da tarde de sexta-feira, deu a largada para a disputa de vagas nas principais universidades do Brasil. Com a nota, os 5,7 milhões de candidatos agora podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir de segunda-feira. O resultado foi revelado por volta de 18h e gerou uma imensa ansiedade nos estudantes.

O casal de namorados Gabriela Araújo Werneck, de 17 anos, e Álvaro Antônio Alves Louzi, de 17, passou o dia inteiro em frente ao computador aguardando a divulgação das notas. O Ministério da Educação avisou que o resultado seria divulgado ontem, mas não precisou o horário, ampliando a agonia dos candidatos.

Uma hora depois da divulgação do resultado os dois ainda não tinham conseguindo ver o resultado. “O sistema está muito congestionado e a página não carrega”, reclamou Gabriela, que pretende disputar uma vaga para o curso de medicina. Já Álvaro fez o Enem pela segunda vez e quer cursar bacharelado em física. “Achei a prova mais complicada do que a do primeiro que fiz”, entende o aluno do Colégio Bernoulli.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), matemática e linguagens foram as áreas do conhecimento com desempenho máximo superior a 2014: nesta edição, a nota máxima em matemática chegou a 1.008,3. No Enem 2014, a nota mais alta foi de 973,6 pontos. A prova de ciências da natureza registrou a nota máxima de 875,2 e a mínima de 334,3. Em ciências humanas, o desempenho máximo chegou a 850,6; o mínimo, a 314,3. A prova de linguagens e códigos teve como nota mais alta 825,8; a mais baixa, 302,6.

Vários candidatos reclamaram nas redes sociais que as notas da redação não apareciam no sistema junto com a pontuação na prova objetiva. O Inep recomendou aos estudantes que atualizassem o navegador da internet e limpassem o cache para facilitar o acesso às notas da redação.

CORREÇÃO

No Enem, os itens das provas de múltipla escolha são pré-testados e classificados em fáceis, médios e difíceis, com pontuações que vão de 0 a 1.000. As notas máximas e mínimas que o estudante pode ter em cada prova, entretanto, não são de 0 a 1.000, mas variam de acordo com os cálculos dos elaboradores do exame, que se baseiam na Teoria de Resposta ao Item (TRI). O valor de cada item varia de acordo com o número de candidatos que acertaram ou erraram a resposta. Quanto mais candidatos acertarem, mais fácil é considerado o item e menos vale. Ao contrário, se menos candidatos acertarem, o item é considerado difícil e vale mais.

Os estudantes têm acesso a uma tabela com a nota obtida em cada uma das provas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Eles ainda não têm, no entanto, acesso ao espelho da redação, com a correção mais detalhada do texto, que será divulgado posteriormente.

Criado em 1998 apenas com a intenção de avaliar os estudantes que terminavam o ciclo básico de ensino, o Enem se transformou no maior vestibular do Brasil e um dos maiores do mundo após passar a ser usado , em 2009, como processo seletivo de universidades particulares brasileiras.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)