A escolha da implantação da lei seca no país como o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada no último domingo (27/10), foi surpresa para muitos candidatos que fizeram as provas. Não para os estudantes de um colégio particular de Montes Claros (Norte de Minas). E também não foi porque houve algum tipo de “vazamento” das provas. Por iniciativa da professora de redação e português Eva Conegundes, menos de 15 dias para os testes, cerca de 500 alunos do educandário estudaram a lei seca, considerando a possibilidade de o tema cair na redação do Enem.
Ela ministrou atividades de textos na sala de aula sobre a lei seca e chegou até a usar uma imagem divulgada pela Polícia Rodoviária Federal em campanha de conscientização sobre os riscos de misturar direção e bebida alcoólica. A mesma imagem também serviu como enunciado da prova do Enem.
Ela afirma que ficou muito contente por “ter acertado” o tema da redação do Enem. “Mesmo assim, considero que mais importante do que acertar o tema da redação é preparar o aluno, oferecendo uma base ao aluno para que ela possa fazer uma redação com mais profundidade do tema discutido”, avalia Eva Conegundes.
