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Estado de Minas

EM fala com mineiro que fez receita de miojo para questionar os corretores do Enem

Redação com modo de fazer macarrão põe correção em xeque. MEC fala em 'penalização', mas aluno tirou 56% do total


postado em 20/03/2013 06:00 / atualizado em 20/03/2013 07:12

O estudante de engenharia civil Carlos Guilherme Custódio Ferreira, de 19 anos, teve seu momento de notoriedade ontem por seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Não foi exatamente graças a uma resposta brilhante, mas sim a uma receita que até o mais inexperiente aspirante a cozinheiro é capaz de fazer. Após ter descrito o modo de preparo de um macarrão instantâneo no terceiro parágrafo da redação do Enem, espalhar o resultado pelas redes sociais e ser tema de reportagens, o aluno não se arrependeu. “Fiz isso para ver como eles (avaliadores do Enem) corrigiriam. A intenção é que melhorem. Não foi um deboche”, garante o futuro engenheiro, nascido em Campo Belo, na Região Centro-Oeste de Minas, a 218 quilômetros de Belo Horizonte.

O tema da redação era “Movimento imigratório para o Brasil no século 21”. Carlos fez dois parágrafos respeitando o assunto. No terceiro fugiu totalmente da proposta e escreveu: “Para não ficar muito cansativo vou agora ensinar a fazer um belo miojo, ferva trezentos ml’s de água em uma panela, quando estiver fervendo coloque o miojo, espere cozinhar por três minutos, retire o miojo do fogão, misture bem e sirva”. A receita não foi capaz de fazer a nota do candidato desandar. Nem a pontuação. Em um total de 1 mil pontos possíveis, o estudante recebeu 560. No quarto e último parágrafo do texto o candidato retornou ao assunto proposto.

A correção da prova é dividida em cinco competências, sendo que cada uma soma 200 pontos. No segundo ponto de análise da redação, quando é avaliada a compreensão da proposta e aplicação de conhecimentos para desenvolvimento do tema, ele recebeu 120 em 200 pontos, que corresponde a 60%. No quesito coerência recebeu 100 em 200.

 “A presença de uma receita no texto do participante foi detectada pelos corretores e considerada inoportuna e inadequada, provocando forte penalização especialmente nas competências 3 e 4”, informa nota do MEC, divulgada após a redação ser divulgada na imprensa. A competência 4 é sobre conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

A repercussão foi imensa e a atitude de Carlos colocou em xeque, mais uma vez, os métodos de avaliação do Enem. O tema foi dos assuntos mais comentados nas redes sociais ontem, chegando a ocupar o trending topics do microblog Twitter. O estudante afirma que, quando fez a prova, no ano passado, já estava matriculado em engenharia civil, no Centro Universitário de Lavras (Unilavras), e gostando do curso. “Fiz por curiosidade e para ver se eles corrigem direito. Pensei que ia zerar a prova se fugisse do tema”, afirma.

Carlos postou a imagem com sua redação e os detalhes da avaliação do Enem em 6 de fevereiro. A imagem foi compartilhada por mais de 700 pessoas no Facebook. Ontem, postou na rede, abusando dos erros de português: “Vou fazer um miojo pá nois”.


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