
Nesta terça-feira dia 27 de novembro, ocorrerá o lançamento do livro Lições da Conspiração. A obra traz uma análise sobre a educação pública no Brasil, apontando soluções obtidas após a implantação nas escolas do Sistema de Gestão Integrado (SGI), desenvolvido pela Fundação Pitágoras, que promove a transformação evidente e rápida na qualidade da educação.
Evando Neiva, é presidente deste movimento e foi o idealizador do livro. “Foi escrito por dez autores, além do prefácio escrito pelo governador Antonio Anastasia, que é um dos maiores incentivadores do projeto. A obra é fruto de um amplo movimento de voluntários para melhorar a escola pública, registrando toda a caminhada, todo este processo. Produzimos 1000 exemplares que serão distribuídos gratuitamente e também será disponibilizado via e-book. Depois planejamos uma nova edição, deixando à venda nas livrarias”.
O evento contará com discurso de autoridades, reconhecimento das escolas campeãs nos índices IDEB e se encerrará com a apresentação da cantora Fernanda Takai, acompanhada pelo Coral de Crianças Primeiros Acordes, de Vespasiano.
Lançamento do livro Lições da Conspiração
Autores: Evando Neiva, Tomáz de Aquino Resende, Claudio de Moura Castro, Antonio Carlos Cabral, Hélio Gomes, Tânia Nogueira, Suely Rodarte, Maris Céres Pimenta, Sueli Baliza Dias e Eduardo Costa. Prefácio de Antonio Anastasia.
Local: Auditório JK – Cidade Administrativa de Minas Gerais
Horário: a partir das 08h00
Entenda o movimento
A Conspiração Mineira pela Educação é um movimento voluntário e apartidário que nasceu em 2006, com a missão de contribuir para a melhoria das escolas públicas de Minas, com ênfase na educação básica. Evando Neiva dá mais detalhes dos resultados.
“Treinamento dos professores e diretores, capacitação dos alunos, com várias escolas obtendo aumentos significativos nos índices do IDEB no curto prazo”.
O movimento é sustentado em um aliança intersetorial formada pela articulação do poder público (1º setor), das empresas (2º setor) e das instituições sem fins lucrativos (3º setor). A soma destes três setores na busca do mesmo objetivo revela um forte instrumento de transformação na educação de crianças e adolescentes em Minas Gerais.
A Carta do Caminho contém os fundamentos da Conspiração. Alguns deles são:
*a escola só é boa quando o aluno aprende;
*boas escolas possuem metas e prioridades claras, realistas e compartilhadas por todos;
*a boa gestão e a criação de um clima escolar positivo e estimulante são indispensáveis para a aprendizagem;
*a liderança do diretor é fator crítico para a escola de qualidade;
*a aferição sistemática da aprendizagem, por meio de avaliação externa, nos permite entender as falhas, atuar para melhorar, cobrar resultados e premiar os êxitos;
*o centro de gravidade da Conspiração é o aluno; se não chegar à sala de aula o movimento não chegou a lugar algum, perdendo a razão de existir;
*a educação de qualidade é a ponte para a travessia do Brasil que temos para o Brasil que sonhamos
Nestes seis anos, já são quase 800 escolas públicas e mais de 330 mil alunos beneficiados pelo projeto. Os resultados focam na pacificação das escolas, motivação de alunos e professores, interação família-escola e melhoria dos indicadores de aprendizagem, de acordo com índices IDEB do Ministério da Educação.
