(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Conspiração Mineira pela Educação lança livro que narra as transformações do ensino no país

Evento celebra os resultados de ações em prol da melhoria na qualidade das escolas públicas


postado em 26/11/2012 07:41 / atualizado em 26/11/2012 09:34

Evando Neiva (ao centro), presidente da Conspiração Mineira pela Educação(foto: Marcelo Sant'Anna/EM/D.A Press.)
Evando Neiva (ao centro), presidente da Conspiração Mineira pela Educação (foto: Marcelo Sant'Anna/EM/D.A Press.)

Nesta terça-feira dia 27 de novembro, ocorrerá o lançamento do livro Lições da Conspiração. A obra traz uma análise sobre a educação pública no Brasil, apontando soluções obtidas após a implantação nas escolas do Sistema de Gestão Integrado (SGI), desenvolvido pela Fundação Pitágoras, que promove a transformação evidente e rápida na qualidade da educação.

Evando Neiva, é presidente deste movimento e foi o idealizador do livro. “Foi escrito por dez autores, além do prefácio escrito pelo governador Antonio Anastasia, que é um dos maiores incentivadores do projeto. A obra é fruto de um amplo movimento de voluntários para melhorar a escola pública, registrando toda a caminhada, todo este processo. Produzimos 1000 exemplares que serão distribuídos gratuitamente e também será disponibilizado via e-book. Depois planejamos uma nova edição, deixando à venda nas livrarias”.

O evento contará com discurso de autoridades, reconhecimento das escolas campeãs nos índices IDEB e se encerrará com a apresentação da cantora Fernanda Takai, acompanhada pelo Coral de Crianças Primeiros Acordes, de Vespasiano.

Lançamento do livro Lições da Conspiração
Autores: Evando Neiva, Tomáz de Aquino Resende, Claudio de Moura Castro, Antonio Carlos Cabral, Hélio Gomes, Tânia Nogueira, Suely Rodarte, Maris Céres Pimenta, Sueli Baliza Dias e Eduardo Costa. Prefácio de Antonio Anastasia.
Local: Auditório JK – Cidade Administrativa de Minas Gerais
Horário: a partir das 08h00

Entenda o movimento


A Conspiração Mineira pela Educação é um movimento voluntário e apartidário que nasceu em 2006, com a missão de contribuir para a melhoria das escolas públicas de Minas, com ênfase na educação básica. Evando Neiva dá mais detalhes dos resultados.

“Treinamento dos professores e diretores, capacitação dos alunos, com várias escolas obtendo aumentos significativos nos índices do IDEB no curto prazo”.

O movimento é sustentado em um aliança intersetorial formada pela articulação do poder público (1º setor), das empresas (2º setor) e das instituições sem fins lucrativos (3º setor). A soma destes três setores na busca do mesmo objetivo revela um forte instrumento de transformação na educação de crianças e adolescentes em Minas Gerais.

A Carta do Caminho contém os fundamentos da Conspiração. Alguns deles são:

*a escola só é boa quando o aluno aprende;
*boas escolas possuem metas e prioridades claras, realistas e compartilhadas por todos;
*a boa gestão e a criação de um clima escolar positivo e estimulante são indispensáveis para a aprendizagem;
*a liderança do diretor é fator crítico para a escola de qualidade;
*a aferição sistemática da aprendizagem, por meio de avaliação externa, nos permite entender as falhas, atuar para melhorar, cobrar resultados e premiar os êxitos;
*o centro de gravidade da Conspiração é o aluno; se não chegar à sala de aula o movimento não chegou a lugar algum, perdendo a razão de existir;
*a educação de qualidade é a ponte para a travessia do Brasil que temos para o Brasil que sonhamos

Nestes seis anos, já são quase 800 escolas públicas e mais de 330 mil alunos beneficiados pelo projeto. Os resultados focam na pacificação das escolas, motivação de alunos e professores, interação família-escola e melhoria dos indicadores de aprendizagem, de acordo com índices IDEB do Ministério da Educação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)