(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Suspeita de fraudar vestibular é proibida de participar de seleção na UFU

Universidade terá prejuízo de aproximadamente R$ 900 mil com cancelamento das provas na instituição


postado em 24/07/2012 17:05

A enfermeira Deborah Cristina Silva Maia, suspeita de fraudar o vestibular de Medicina na Universidade Federal da Uberlândia (UFU), no Triângulo Mineiro, está proibida de participar do processo seletivo que acontece nos dias 4 e 5 de agosto. Ela foi notificada pela Diretoria de Processos Seletivos da instituição que, após pedir orientação ao Ministério Público Federal (MPF), decidiu seguir o item 12.2 do edital que determina: "o candidato que se utilizar de meios fraudulentos ou ilícitos, em qualquer etapa do processo Seletivo 2012-2, será eliminado".

O diretor de processos seletivos, Gilmar da Cunha Sousa, confirmou ao Estado de Minas que Deborah já foi notificada sobre a eliminação no concurso e revelou que a enfermeira comunicou, por telefone, que já não pretendia comparacer às provas.

Entenda o caso

O vestibular, realizado em junho, foi cancelado depois de uma investigação do Ministério Público e da Polícia Federal (PF) revelar o vazamento de questões das provas. Deborah Cristina, que concorria à vaga de medicina, conseguiu as perguntas do teste com um funcionário do setor administrativo da universidade. Ela chegou a ser detida e confessou o esquema.

De acordo com o reitor Alfredo Júlio Fernandes Neto, a investigação começou depois que um cursinho pré-vestibular da cidade desconfiou da atitude da aluna, que fazia perguntas muito direcionadas aos professores de cada disciplina. Após realização da primeira etapa, a equipe do cursinho notou que as questões levadas pela candidata antes do concurso eram muito parecidas com a prova aplicada. Sob desconfiança, a mulher passou para a segunda etapa. Os professores, então, levaram a denúncia ao MPF, que repassou à PF. A enfermeira foi surpreendida em casa pelos agentes federais após a realização da segunda etapa, no dia 23 de junho.

Ajuda de funcionário

Concursado da Universidade Federal de Uberlândia há 34 anos, seis dos quais no setor de impressão, o servidor suspeito de ter repassado as questões das duas etapas do vestibular disse à Polícia Federal que apenas memorizou algumas questões e anotou para entregar à enfermeira, que ficou entre os 254 aprovados em Medicina na primeira fase.

Novas provas de vestibular

Após o cancelamento, a primeira fase do vestibular da UFU foi remarcada e ocorrerá novamente nos dias 4 e 5 de agosto, com início previsto para 13h30 e término às 17h30, nas cidades de Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas, Uberlândia, Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP). A segunda etapa será nos dias 18 e 19 de agosto, nos câmpus da UFU em Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia, com início previsto para 13h30 e término às 18h30.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)