Publicidade

Estado de Minas

Conheça o álbum Help! (1965)


postado em 06/11/2012 08:10 / atualizado em 07/11/2012 08:32

Beatles desembarcam em Nova York em 1964(foto: AP Photo)
Beatles desembarcam em Nova York em 1964 (foto: AP Photo)

Quinto álbum dos Beatles, Help! foi lançado dia 6 de agosto de 1965. Composto por 14 músicas, sendo que metade delas estiveram presentes no filme de mesmo nome, o segundo longa-metragem da banda, lançado na semana anterior. De acordo com Ringo Starr no documentário Anthology, “todos nós gravamos o filme estando absolutamente chapados de maconha”. São 10 músicas da dupla Lennon/McCartney, duas de George Harrison (I need you e You like me so much) e duas covers. O maior destaque do álbum é Yesterday (canção que surgiu na cabeça de McCartney enquanto ele dormia) que representa um rompimento estético e musical com tudo o que faziam desde então. McCartney é o único da banda na gravação. Ele grava voz e violão e é acompanhado por um quarteto de cordas. A música é uma das mais regravadas de todos os tempos, com mais de 2.200 versões de acordo com o Guiness - Livro dos recordes (2009).

Além de Yesterday, várias outras músicas fizeram grande sucesso, pegando carona na repercussão do filme e ao mesmo tempo, ajudando a promover o mesmo. São elas Help!, o folk You've got to hide your love away (mais uma música com nítida influência de Dylan), I need you (de George Harrison, com caprichados backing vocals de Lennon e McCartney), a singela You're going to lose that girl e Ticket to ride (que foi lançada como single quatro meses antes). Ringo Starr aparece cantando Act naturally, composta por Johnny Russell e Voni Morrison. Já Tell me what you see acentua o flerte da banda com o folk. Já I've just seen a face é a primeira canção assumidamente country dos Beatles. O álbum se encerra com o rock and roll de Dizzy miss Lizzy, cover de Larry Williams. Em plena ascensão, o álbum Help! transbordava inspiração, com a banda realizando, sem dúvidas, seu melhor trabalho até então, mesclando as influências dos anos anteriores e apontando novos rumos, novos arranjos e melhores composições. Ao final do mesmo ano, George Harrison conheceu a música do indiano Ravi Shankar, fato que certamente mudaria sua vida e influenciaria na sonoridade do grupo. Show Iniciando sua terceira tour pelos Estados Unidos, a banda fez o show mais emblemático da carreira no dia 15 de agosto, no Shea Stadium, em Nova York, onde 55.600 ensadecidos fãs gritavam, choravam e desmaiavam. A banda mal conseguia se escutar no palco, tamanho o frenesi e barulho da plateia. No palco, o grupo se divertia com a situação. Assista a hilária apresentação de I'm down, quando Lennon leva McCartney e Harrison às gargalhadas ao errar o momento de cantar e ao tocar teclado usando o cotovelo. Impagável.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade