(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Edição

Dicas para iniciantes: aprenda como editar vídeos com facilidade

Confira um guia com as melhores dicas para quem está começando na edição de vídeos, a fim de conseguir produtos de qualidade


14/11/2022 15:21

Edição de vídeo
(foto: Ron Lach/Pexels)
A habilidade na edição de vídeos se tornou quase obrigatória para quem trabalha em diversas áreas, como comunicação e design. E engana-se quem pensa que é um bicho de sete cabeças. Para te ajudar nessa jornada, trouxemos um guia simples para iniciantes de como editar vídeos com facilidade. 

Em primeiro lugar, a pessoa que começa a editar vídeos precisa contar com um programa intuitivo. Assim, fica mais fácil aprender os comandos e truques mais básicos sem, no entanto, perder na qualidade do produto final. 

A seguir, trouxemos um guia simples sobre como editar vídeos com facilidades, especialmente destinado a iniciantes. Ainda, colocamos sugestões de programas, como Wondershare Filmora, compatível com todos os sistemas operacionais.

Guia para iniciantes de como editar vídeos


Antes de mais nada, é preciso entender que, apesar de não ser nada de outro mundo, saber como editar vídeos não é apenas cortar e colar vídeos. Logo, é preciso ter em mente alguns fatores primordiais, como o tipo de vídeo que pretende criar e os requisitos de sistema. 

1. Pense no tipo de vídeo 


Primeiramente, pense no tipo de vídeo que quer editar, a partir das imagens já capturadas. Além disso, defina os elementos do vídeo, também com base no material disponível. Por exemplo:

  • falas; 
  • entrevistas; 
  • imagens de produtos. 

Certamente, você deve ter um roteiro em mãos para facilitar a edição e o que deve ser colocado no vídeo. 


2. Conheça os principais requisitos de sistema


Uma das principais dicas sobre como editar vídeos é saber os programas e dispositivos necessários. Nisso, você deve considerar: 

  • sistema operacional (Windows ou Mac);
  • capacidade do CPU;
  • memória RAM e do disco rígido;
  • placa gráfica; 
  • monitor.

Note que não são equipamentos muito potentes, considerando o nível iniciante na edição de vídeos. Porém, são elementos básicos para que o trabalho seja devidamente executado. 

 
3. Compare as ferramentas de edição 


A princípio, por ser ainda iniciante, não é necessário adquirir ferramentas superpotentes para editar vídeos com facilidade. O que não significa, porém, que deve pecar pela falta de qualidade técnica. Entre os programas para edição vídeos mais indicados para iniciantes está o Wondershare Filmora, cuja interface é simples e intuitiva.


Passo a passo de como editar vídeos com facilidade 


Agora que você já conhece os elementos e requisitos básicos de como editar vídeos com facilidade, veja um passo a passo para trabalhar o seu primeiro material.   

1. Organize os arquivos 


Em primeiro lugar, importe as imagens do dispositivo de captura, seja a câmera ou celular. O ideal é separar os arquivos em pastas, de tal forma que fique mais fácil organizar o projeto. Por exemplo:

  • pasta dos áudios;
  • pasta do projeto; 
  • pasta dos materiais extras; 
  • pasta dos vídeos. 

Estes são os chamados arquivos ou material bruto, no qual você vai trabalhar para chegar ao produto final. 

 
2. Abra o seu programa de edição de vídeos 


Aqui, vamos usar o Filmora como exemplo (mas você pode ver vários aplicativos para editar vídeos também, se precisar). 

Após baixar o programa em seu computador, clique no ícone localizado na Área de Trabalho e siga as orientações. Aproveite e faça um tour, conhecendo suas principais funcionalidades e recursos, bem como os comandos. 
 
Abra o seu programa de edição de vídeos
(foto: Reprodução)

 
3. Crie o novo projeto 


Após tomar conhecimento sobre o ambiente de edição, acesse o menu Arquivos e clique em Novo Projeto. O próximo passo é selecionar a proporção e, logo em seguida, importar os arquivos. Vale lembrar que o Wondershare Filmora comporta todos os formatos. 
 
Crie novo projeto
(foto: Reprodução)


4. Organize o material em álbuns 


Note que, após importar os materiais, todos serão salvos na aba de Mídia e, para organizá-los, use a função Meu Álbum para colocá-los em pastas. Sempre que precisar criar uma, clique em Nova Pasta.
  
Organize material
(foto: Reprodução)

 
5. Adicione os arquivos à linha de tempo 


A linha de tempo é a ordem na qual o vídeo será trabalhado e, depois, reproduzido. Então, você deve inserir os arquivos nela, observando a posição que deseja para cada trecho ou material. 

Veja que você pode reproduzir o que está lá para visualizar o produto em andamento e, a partir disso, cortar os trechos indesejados. 
 
Linha do tempo
(foto: Reprodução)


Se precisar, você deve mudar os formatos, por exemplo, de MP4 para MP3, no momento de fazer um bom projeto. Isso também fica fácil com o programa do Filmora.


6. Trabalhe nos efeitos 


Agora, você já pode trabalhar nos efeitos de vídeo, por exemplo, aplicar efeitos visuais e explorar a correção de cores. A propósito, o Wondershare Filmora dispõe de recursos que permitem, entre outros pontos: 

  • adicionar música;
  • separar arquivos; 
  • inserir transições; 
  • usar modelos de correção ou 3D LUTs. 

São efeitos que, utilizados com moderação, conferem um bom resultado no produto final. 
 
Efeitos
(foto: Reprodução)
 


7. Exporte o arquivo 


Finalmente, terminou de editar? Então, é hora de exportar e salvar o seu arquivo! Selecione o formato e otimize-o para ser acessível em iPads, smartphones e consoles de jogos. Não se esqueça de atribuir um título ao vídeo, definir a resolução e salvar. 
 
Exporte arquivo
(foto: Reprodução)

 
Com algumas dicas simples para iniciantes, dá para aprender a editar vídeos com muita facilidade. No entanto, não se esqueça de optar por um programa de qualidade, como o Wondershare Filmora, com o objetivo de reproduzir um material profissional. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)