(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Tecnologia

Saiba como os videogames podem melhorar o desenvolvimento intelectual

Com o poder que os os jogos têm de desenvolver o intelecto das pessoas, eles são aliados de tratamentos de depressão e dependência química


17/11/2021 14:32

Homem segurando celular enquanto joga um jogo on-line
(foto: Unsplash)

 
Hoje em dia, os jogos são usados em hospitais pelo país todo a fim de melhorar a vida de pessoas que sofrem de depressão e na reabilitação de dependentes químicos.

Isso acontece porque os jogos têm o poder de desenvolver o intelecto das pessoas, já que entre as melhorias promovidas pelo uso dos videogames, podemos citar o incentivo à interação entre pessoas no meio social.

A utilização de jogos de RPG tem mudado a qualidade de vida das pessoas que são tímidas e melhora a qualidade de vida de quem procura auxílio médico.

Os jogos on-line auxiliam até mesmo no desenvolvimento intelectual, já que o hábito de jogar xadrez, dominó e cartas contra outras pessoas provoca uma disputa saudável entre as pessoas e isso desenvolve capacidades cognitivas nos indivíduos que participam desses jogos, mesmo que eles sejam tão antigos quanto o próprio conceito de competição.
 

Melhorias promovidas por jogos eletrônicos

 
Assim como a variedade de games que citamos acima, os jogos eletrônicos são bons aliados na busca pela qualidade de vida das pessoas, pois, o método de jogar contra outras pessoas faz com que até mesmo os tímidos e autistas socializam com outros jogadores.

Além disso, os jogos on-line promovem a união de diversos indivíduos conectados entre si para disputar campeonatos de futebol, jogos de dados e até mesmo partidas em games virtuais.

Ou seja, a maior vantagem dos jogos eletrônicos é a socialização que parte da jogabilidade dessas partidas que podem ser realizadas em diversos computadores.

Quanto ao desenvolvimento intelectual advindo da prática desses jogos, podemos citar a melhoria da visão de colaboração e da cooperação para atingir um objetivo em comum.

Esse desenvolvimento é capaz de promover uma melhoria na vida dessas pessoas como um todo, visto que, quando se reúnem para atingir uma meta no jogo ou para cumprir uma missão, por exemplo, esse aprendizado pode ser estendido para a vida fora das telas também, em que as pessoas terão que cooperar entre si na busca de um objetivo comum, seja em sua casa, seja em uma empresa.
 

Games com sensores de movimento aumentam a qualidade de vida

 
A tendência entre os games, hoje em dia, é a Realidade Aumentada (AR) que é responsável por levar os jogadores literalmente para dentro do jogo com o auxílio de tecnologias como os óculos de 3D e os aparelhos kinect, por exemplo.

Por usar sensores de movimento que captam todos os passos dos jogadores fora das telas, essas tecnologias são usadas na melhoria do quadro de pacientes que perderam a movimentação de algum membro superior ou inferior.
 
Nesse sentido, vemos cada vez mais pessoas aderindo a jogos de RPG com essa tecnologia para reduzir a depressão e aumentar o desenvolvimento intelectual de pessoas mais atrasadas em questões de aprendizado.

Ou seja, os jogos são, hoje, grandes aliados da medicina e das escolas que podem usar métodos parecidos com os de jogos para induzir alunos a aprender em experiências realistas um pouco mais sobre as matérias ensinadas.

Desse modo, seria possível usar a Realidade Aumentada para que alunos presenciaram guerras que aconteceram há 500 anos, por exemplo, para entender de perto o que aconteceu e, claro, isso fixaria o conhecimento de uma forma que o aluno jamais esqueceria.
 

Jogos usados como terapias 

 
Outra vantagem dos jogos, atualmente, é a atuação da prática de jogar videogame como terapia familiar.
 
Nesse sentido, os profissionais conseguem fazer a análise dos limites de cada pessoa de um grupo familiar, expondo esses indivíduos a situações extremas presentes nos jogos para ver qual é a reação de cada membro da família.

É muito recomendado para avaliar crianças e adolescentes que podem ser submetidos a situações de tomadas de decisão em jogos e, isso aumentaria a capacidade de escolha dessas pessoas no futuro.
 
Segundo os pediatras, os jogos trazem benefícios para os jovens, uma vez que as estratégias usadas nesses jogos estimulam a competição que, por sua vez, estimula o cérebro.

Eles ainda ressaltam que a opinião dos pais acerca dos jogos na vida das crianças é favorável, pois, devemos preparar os jovens para um mundo atual que está repleto de tecnologia, visto que negar a presença disso na vida deles seria negar a própria realidade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)