(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Concurso Polícia Penal do DF: edital é retificado e inscrições reabertas

O concurso oferece 1779 vagas para a carreira de Policial Penal do Distrito Federal, com remuneração inicial de R$ 5.445,00


16/05/2022 09:06

Polícia Penal/Divulgação
Polícia Penal/Divulgação (foto: Polícia Penal/Divulgação)
A Secretaria de Economia do Distrito Federal retificou o edital do concurso da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária para o cargo de Policial Penal. A mudança ocorreu para adaptar o Teste de Aptidão Física para candidatos com deficiência. Com isso, as inscrições foram reabertas. A alteração foi publicada no Diário oficial do DF, nesta segunda-feira (16/5).


“A pessoa com deficiência participará do Concurso Público em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere: ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas, nas condições de realização dos testes físicos e do curso de formação, e às notas mínimas exigidas, de acordo com o previsto no presente Edital, podendo caso necessitar, solicitar a adaptação especial do teste de avaliação física”, diz o documento. 


Com a mudança, o cronograma do concurso da Polícia Penal também foi alterado e quem perdeu o período de inscrições terá uma nova oportunidade. O prazo para se cadastrar foi reaberto e segue assim até às 12h00min do dia 20 de maio de 2022. Para participar, é preciso preencher o formulário no site do Instituto AOPC, organizador. 


Confira o novo cronograma:


envio de Laudo Médico e da comprovação de hipossuficiente

09h00min do dia 16/05/2022 às 23h59min do dia 20/05/2022

pagamento da taxa de inscrição

09h00min do dia 16/05/2022 às 20h00min do dia 20/05/2022

Divulgação do Deferimento das Inscrições

27/05/2022

Recurso contra o Deferimento das Inscrições

00h00 do dia 30/05/2022 até as 23h59 do dia 06/06/2022

Divulgação do Edital de Horário e Local da Prova

18/06/2022.



Concurso

O edital do concurso público para o provimento de cargos de Policial Penal do DF e formação de cadastro reserva foi publicado em março desse ano, com a oferta de 1779 vagas


Desse total, 200 vagas para ampla concorrência; 80 vagas para portadores de deficência, 80 vagas para candidatos negros; 40 para hipossuficientes; e 779 para cadastro reserva. Os aprovados e nomeados vão cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais. A remuneração inicial de um Polícial Penal do DF é R$ 5.445,00. 


O concurso público destina-se ao provimento de vagas existentes, sob regime estatutário, no quadro de servidores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e exige nível superior. Os candidatos aprovados vão ingressar na carreira da Polícia Penal (antigo agente penitenciário). Os nomeados e empossados, durante o estágio probatório, serão lotados nas seguintes unidades prisionais: 


I – Centro de Detenção Provisória; 

II – Centro de Detenção Provisória II; 

III – Penitenciária I do Distrito Federal; 

IV – Penitenciária II do Distrito Federal; 

V – Centro de Internamento e Reeducação; 

VI – Penitenciária Feminina do Distrito Federal (apenas servidores do sexo feminino). 

Fases

Os candidatos à carreira de Policial Penal do DF serão avaliados em várias etapas. São elas:

I - Prova objetiva;

II - Teste de aptidão física;

III - Prova de aptidão psicológica;

IV - sindicância de vida pregressa;

V - Curso de formação profissional.


Todas as fases são de caráter classificatório e eliminatório. 


As provas objetivas serão no modelo ERRADO ou CERTO, sendo atribuído o valor de 1 (um) ponto para cada marcação em acordo com o gabarito oficial. Os exames serão aplicados na cidade de Brasília ou outras Regiões Administrativas do Distrito Federal e estão marcadas para o dia 12 de junho de 2022. O horário e o local serão confirmados posteriormente. 


O edital tem prazo de validade de 2 (dois) anos a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal.




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)