Publicidade

Estado de Minas MERCADO

Apesar da crise, há empresas contratando. Veja como se sair bem na entrevista on-line

Consultor de carreira ensina como ter sucesso e conquistar o recrutador em uma entrevista remota, mesmo à distância


postado em 27/05/2020 15:33 / atualizado em 27/05/2020 15:33

(foto: PublicDomainPictures/Pixabay ads via CarbonLimited time offer: Get 10 free Adobe Stock images. ADS VIA CARBON )
(foto: PublicDomainPictures/Pixabay ads via CarbonLimited time offer: Get 10 free Adobe Stock images. ADS VIA CARBON )


A pandemia do novo coronavírus colocou em risco empregos de diversas áreas. No entanto, há muitas empresas que estão se ajustando ao novo cenário e seguem contratando. A demanda por profissionais para a indústria farmacêutica, para o setor de alimentos e para o setor de tecnologia, por exemplo, cresceu nas últimas semanas. 

Mas, como ter sucesso em uma entrevista remota? A seguir, o consultor de carreira Emerson Weslei Dias ensina o que fazer para conquistar um recrutador mesmo a distância:

1 - Pesquise sobre a empresa


Busque informações sobre a empresa e a vaga para a qual você está se candidatando. O site oficial e as redes sociais são ótimos para ter uma referência da cultura organizacional e do que esperar na entrevista. Isso torna a conversa mais fluida e mostrará a ele que você teve a iniciativa de pesquisar.

2 - Teste sua conexão

A conexão com a internet é um problema muito comum em uma entrevista on-line. Também é importante entender como funciona a ferramenta que será utilizada. Por isso, é importante fazer testes antes do horário agendado com o recrutador. Se a internet ficar instável ou caindo durante a entrevista, você terá dificuldades em manter uma conversa fluida, o que pode prejudicar o entendimento e prejudicar a sua avaliação.


3 - Escolha bem o local da entrevista


Para escolher o melhor local para conversar com o recrutador leve em consideração a qualidade da conexão, possíveis ruídos que podem atrapalhar o andamento da entrevista e o cenário de fundo - quanto mais "clean", melhor. 

4 - Vista-se de forma adequada


Ainda que seja tentador ficar em casa de calça de moletom e camiseta velha, escolha usar o mesmo tipo de roupa que usaria para uma entrevista pessoalmente. Além disso, atente-se também ao cabelo, à maquiagem e à barba.   

5 - Avise as outras pessoas da sua casa


Em época de quarentena, é natural que seu marido, mulher e filhos estejam em casa. Por isso, é fundamental informá-los sobre o horário da entrevista e a necessidade de privacidade e silêncio durante esse período.

6 - Cuidado com as distrações


Como a entrevista será em um ambiente virtual é importante evitar possíveis distrações. Sendo assim, feche programas ou abas do navegador antes de começar a conversa. Isso impede qualquer tipo de distração, além de deixar o computador mais rápido. O celular também deve ficar no modo silencioso.



Compartilhe no Facebook
*Apenas para assinantes do Estado de Minas

Publicidade