(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Marinha abre seleção para admissão ao curso de adaptação de aquaviários

O curso será ministrado em Itajaí, Santa Catarina. Confira abaixo as particularidades de cada um deles:


postado em 08/11/2019 10:36

(foto: Akemi Nitahara/Agencia Brasil )
(foto: Akemi Nitahara/Agencia Brasil )
A Marinha Mercante abriu processo seletivo de admissão ao curso de adaptação para aquaviários (cozinheiro, taifeiro, enfermeiro e auxiliar de saúde). O curso será ministrado em Itajaí, Santa Catarina. Confira abaixo as particularidades de cada um deles: 

Marinheiro auxiliar de convés e marinheiro auxiliar de máquinas 

Destinado a brasileiros de ambos os sexos, maiores de 18 anos, que comprovarem possuir o 6º ano do Ensino Fundamental. O objetivo do curso de 66 horas/aula é formar marinheiros para exercer atividades profissionais como aquaviários do 1º Grupo - Marítimos, seções de convés ou de máquinas, com inscrição na categoria de marinheiro auxiliar de convés (MAC) ou marinheiro auxiliar de máquinas (MAM), inicialmente no nível de equivalência 1, para prestar serviço de apoio em embarcações. 

Após um ano de efetivo embarque, o aluno formado poderá, uma vez aprovados no Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP), ascender ao nível 2 e prestar serviço como patrão de embarcações. 

Marinheiro fluvial auxiliar de convés e marinheiro fluvial auxiliar de máquinas 

Com duração de 50 horas/aula, este curso forma pessoal para exercer atividade profissional como aquaviário do 2º Grupo Fluviários. O objetivo é habilitar tripulantes para as pequenas embarcações, propulsadas por motores de combustão interna e empregadas na Navegação Interior, nos lagos, rios e apoio portuário fluvial. O curso também pode ser feito por candidatos de ambos os sexos, maiores de 18 anos, com escolaridade inferior ao 6º ano do Ensino Fundamental. 

Pescador profissional nível 1 

O curso tem duração de 112 horas/aula e forma pessoal para exercer atividades profissionais de Pescador Profissional (POP), a ser desempenhada em embarcação de pesca de qualquer tipo e porte, empregada em qualquer tipo de navegação. Qualifica ainda o aluno para que, durante um ano de embarque, consolide o conhecimento, o entendimento e a proficiência necessários para exercer a função de patrão de embarcações de pesca empregadas na navegação interior e na navegação costeira. 

O curso destina-se a brasileiros de ambos os sexos, maiores de 18 anos, com escolaridade inferior ao 6º ano do Ensino Fundamental. 


Pescador profissional nível 2 

Com duração um pouco maior, 218 horas/aula, o curso forma pessoal para exercer atividade profissional como Aquaviário no 3º Grupo - Pescadores, Seção de Convés, com inscrição na categoria Pescador Profissional (POP). Qualifica ainda o aluno para que, durante um ano de embarque, possa desenvolver competências exigidas para exercer a função de patrão de embarcações de pesca menores que 12m, empregadas na navegação interior e na navegação costeira. 

Podem participar homens e mulheres, maiores de 18 anos, que comprovarem ter 6º ano do Ensino Fundamental. O curso é também destinado a brasileiros de ambos os sexos, com idade entre 14 e 18 anos, que possuam o 6º ano do Ensino Fundamental e autorização do pai, tutor ou juiz competente, que pretendam embarcar como Aprendiz de Pesca e tenham sido aprovados em processo seletivo. Estes deverão cursar apenas as disciplinas da função controle da operação do navio e cuidados com as pessoas a bordo.

Cozinheiro, taifeiro, enfermeiro e auxiliar de saúde 

Com duração de 208 horas/aula, este curso destina-se a complementar a formação de profissionais, com qualificações compatíveis para ingresso na Marinha Mercante como tripulantes, no nível de apoio, em embarcações com arqueação bruta igual ou superior a 500, empregadas na navegação em mar aberto, de acordo com os padrões relativos às funções de emergência, segurança do trabalho, proteção do navio, assistência médica e sobrevivência. 

O curso é destinado a brasileiros de ambos os sexos, maiores de 18 anos, aprovados em processo seletivo, conforme a categoria pretendida, e que possuam: 

  • no mínimo, curso Técnico de Nível Médio em Enfermagem, com diploma reconhecido pelo MEC e pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), para ingresso na categoria Enfermeiro (ENF);

  • Ensino Médio completo e portador de certificado de Auxiliar de Enfermagem, reconhecido pelo COFEN, para ingresso na categoria Auxiliar de Saúde (ASA);

  • Ensino Fundamental completo e, no mínimo, curso de capacitação de cozinheiro no mínimo de 160hs, para ingresso na categoria Cozinheiro (CZA); e,

  • Ensino Fundamental completo e curso de capacitação de garçom/taifeiro no mínimo de 160hs, para ingresso na categoria Taifeiro (TAF).

Curso especial básico de conscientização sobre proteção de navio 

Com duração de nove horas, o objetivo é qualificar aquaviários do 1º Grupo – marítimos, oficiais e subalternos, exceto marinheiros auxiliares de convés (MAC) e marinheiros auxiliares de máquinas (MAM), para cumprirem as medidas estabelecidas no Plano de Proteção do Navio ou exercerem atribuições, no nível de apoio, relacionadas à proteção do navio. 


Curso especial de segurança de embarcações de passageiros 

O objetivo é qualificar o marinheiro auxiliar de convés, durante 35 horas/aula, para comandar embarcações de até 50 AB, empregadas na atividade de turismo, dentro da área de navegação interior, e o marinheiro auxiliar de máquinas para desempenhar a função de chefe de máquinas nas embarcações de até 50 AB, com máquina propulsora de até 250 kW, empregadas na atividade de turismo, dentro da área de navegação interior.

O curso destina-se aos aquaviários da categoria de marinheiro auxiliar de convés (MAC) e marinheiro auxiliar de máquinas (MAM) que comprovem ter, pelo menos, um ano de embarque nas respectivas categorias;

Os candidatos ao curso deverão possuir nível de conhecimento equivalente a 4ª série do Ensino Fundamental, ter mais de 18 anos de idade até o dia da inscrição e ser apresentado por carta de empresa proprietária da embarcação. 

Curso de aperfeiçoamento para pescadores seção de convés 

Destina-se a aperfeiçoar o aquaviário para as funções inerentes às categorias de patrão de pesca na navegação interior (PPI) e patrão de pesca de alto-mar (PAP).

É constituído por duas fases, sendo a primeira por meio da Educação à Distância (EAD) onde é composta por 6 disciplinas. A segunda é presencial, onde o aluno fará 2 cursos presenciais (EPOR e EROR) no Centro de Instrução Graça Aranha (CIAGA), que somente será realizada após sua aprovação na primeira fase (modular). 

Poderão se inscrever o contramestre de pesca da navegação interior (CPI) com no mínimo dois anos de embarque nessa categoria. A fase à distância dura 16 meses, podendo ser antecipado em até 8 meses; porém o tempo total para a conclusão das duas fases não poderá ultrapassar 24 meses. 
 
As inscrições poderão ser feitas de 7 a 19 de novembro. Mais informações pelo site: www.marinha.mil.br/delitajai/curso_aquaviarios 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)