(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OPORTUNIDADE

Programa de trainee exclusivo para herdeiros prepara sucessor

Com inscrições abertas, proposta inovadora é voltada para aqueles que tenham concluído a graduação e buscam por uma formação que contemple, além da profissionalização, a experiência prática fora do negócio da família


postado em 05/09/2019 14:13 / atualizado em 05/09/2019 14:13

Nem todos os filhos desejam seguir os caminhos traçados pelos pais, mas eles precisam se preparar para o papel de acionistas que serão no futuro(foto: Mudassar Iqbal/Pixabay )
Nem todos os filhos desejam seguir os caminhos traçados pelos pais, mas eles precisam se preparar para o papel de acionistas que serão no futuro (foto: Mudassar Iqbal/Pixabay )


Empresas com gestão familiar poderão contar com um programa inédito que une autoconhecimento, capacitação e job rotation: o Nextgen, um trainee exclusivo para herdeiros. É essa proposta inovadora que a KFamily Business, unidade de negócios da consultoria de origem alemã, Kienbaum, apresenta em primeira mão na Semana de Carreiras do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, em São Paulo.

O Nextgen é voltado para herdeiros de empresas familiares que tenham concluído a graduação e buscam por uma formação que contemple, além da profissionalização, a experiência prática fora do negócio da família.

Idealizado pela consultora Juliana Costa Gonçalves após mais de uma década acompanhando profissionalização de cerca de 200 famílias empresárias, o programa preenche uma lacuna na formação de herdeiros e na sucessão de negócios com gestão familiar, ou seja, em 90% das empresas brasileiras, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Sebrae.

Embora seja muito alto o número de corporações que estão sob controle de seus fundadores, tem sua origem vinculada a uma família e/ou mantém membros da família na administração, a falta de um sucessor qualificado é o motivo de 10% delas serem vendidas para outros grupos empresariais.

"Nem todos os filhos desejam seguir os caminhos traçados pelos pais. Quando encontramos jovens que sonham em assumir o negócio da família, é comum faltar ou vocação ou competência", exemplifica Juliana. "E mesmo aqueles que não desejam seguir os passos da família, eles precisam se preparar para o importante papel de acionistas que serão no futuro", completa.

É para atender esse segmento que o Nextgen foi criado. "O programa é exatamente o que estávamos esperando, mesmo porque vai me ajudar a fazer a minha sucessão", conta Mauro Dotorri, presidente da MPD Engenharia, de São Paulo.

Em Belo Horizonte, o presidente da Transpes, Sandro Gonzales, organização eleita "empresa do ano" pelo Guia AS, concorda: "É um belíssimo projeto e um privilégio participar com a Transpes, que será uma grande incentivadora e apoiadora da formação de nossa próxima geração".

O programa tem como um de seus principais pilares o intercâmbio entre empresas familiares, proporcionando ao herdeiro em formação a oportunidade de ter uma experiência profissional em ambiente neutro, onde a força do sobrenome não seja um fator de favorecimento ou desconfiança em relação às suas competências.

Na etapa do job rotation, o jovem irá passar pelas principais áreas de negócios da empresa – finanças, comercial, marketing, recursos humanos e produção/serviços –se integrando à equipe e sendo responsável por determinadas atividades.

A ideia é oferecer ao jovem uma visão sistêmica do funcionamento de uma empresa. "Este é um conhecimento essencial para todo herdeiro de uma empresa familiar, independentemente de suas escolhas profissionais", sintetiza Juliana.

"Começar a vida profissional dentro da empresa da própria família é um dos caminhos mais difíceis para as novas gerações de empresas familiares. O herdeiro é extremamente visado, excessivamente cobrado e tratado de forma diferenciada", reconhece a consultora, que também iniciou sua vida profissional na empresa de sua família. "O Nextgen é uma solução mais humana ao oferecer um ambiente neutro e justo aos herdeiros de empresas familiares", detalha a sócia da KFamily Business.


Jornada do herdeiro


A primeira etapa prevê assessment, visando identificar expectativas e necessidades de capacitação profissional para o plano de desenvolvimento individual (PDI). Ao longo de um ano, na etapa de intercâmbio entre empresas, o futuro gestor é acompanhado pelo fundador da empresa escolhida, com o cuidado e responsabilidade que esse mentor gostaria que seu próprio filho/neto/sobrinho fosse tratado em outra empresa.

Durante esse processo, ocorrem coachs mensais para apoiar o desenvolvimento individual e mentoria com líderes de áreas de negócios em cinco ciclos de capacitações: comportamentos empreendedores, ambiente de negócios, finanças, ambiente de empresas familiares e do ambiente de startup.

Para finalizar, o jovem é convidado a participar de projetos de impacto social e pode optar por concluir a formação com uma experiência internacional para conhecer o que há de mais disruptivo no ambiente tecnológico ou outras realidades culturais com situações menos favorecidas e desconhecidas.

As inscrições podem ser feitas pelo site: www.programanextgen.com.br .



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)